Não importa o quanto a máquina de lavar louça funcione, a esponja nunca falta em nossas pias. Mas sabemos com que frequência deve ser alterado?

Na verdade, a esponja de louça não lava apenas a louça, mas também as prateleiras, pias e prateleiras de aço da máquina a gás, existem apenas algumas áreas que são tratadas com esponjas de louça. E muitas vezes utilizando limpadores diferentes para cada material.
Higiene e bactérias na cozinha
A higiene na cozinha é muito importante para evitar a contaminação bacteriana dos alimentos que pode causar doenças.
Para manter a higiene adequada na cozinha, lave as mãos com sabão e água morna antes de manusear os alimentos e depois de tocar em itens potencialmente contaminados, como sacolas de supermercado.
Também é bom limpar superfícies e equipamentos regularmente, usando um limpador para limpar superfícies e equipamentos da cozinha e desinfetando regularmente com um desinfetante para matar bactérias.

Ao manusear e armazenar alimentos crus e cozidos, para evitar contaminação cruzada, devem ser utilizados diferentes talheres, tábuas de corte e pratos.
Para evitar o crescimento bacteriano, os alimentos crus devem ser armazenados separados dos alimentos cozidos e a temperatura do refrigerador deve ser mantida em torno de 4°C.
Tudo isso torna compreensível como equipamentos como esponjas de louça estão sujeitos a ser veículos de transmissão de bactérias se usados incorretamente e por muito tempo.
Quando jogar fora a esponja de prato
Só para nos dar uma regra, não é necessário reduzi-lo a “ fragmentos ” para que seja considerado inutilizável por enquanto. Todos sabemos que não podemos usar a mesma esponja repetidamente. É bastante comum que isso aconteça, mas é importante trocá-lo regularmente!

As esponjas de cozinha são uma das fontes mais comuns de bactérias e micróbios na cozinha. A sua suavidade e porosidade tornam-nos perfeitos para a proliferação de bactérias, que podem prosperar e espalhar-se rapidamente na superfície.
Para evitar o crescimento de bactérias na esponja, é importante substituí-la a cada 1 a 2 semanas, ou antes, se começar a cheirar mal ou perder a forma.
Além disso, mesmo que esteja em contacto com detergentes e sabões, é aconselhável lavar a esponja com água quente e sabão para eliminar bactérias e restos de alimentos.
Mesmo quando a esponja é nova, é aconselhável desinfectá-la regularmente, por exemplo mergulhando-a em água a ferver durante alguns minutos ou colocando-a no microondas durante 1 minuto na potência máxima.

Você também deve deixar a esponja secar completamente entre os usos para evitar o crescimento de bactérias.
É importante lembrar que os esfregões de cozinha podem facilmente acumular bactérias e outros patógenos, por isso é importante seguir estas dicas para manter a higiene na cozinha e evitar a contaminação dos alimentos.
Lavagem na máquina de lavar louça
Sem dúvida, este é o sistema mais simples e fácil de usar. Basta inserir a esponja no cesto de talheres da máquina de lavar louça e executar o ciclo de lavagem normal e pronto.

Mas se você não tiver lava-louças, antes de “jogar a toalha” vinagre branco e água resolverão. Além disso, se também tivermos um micro-ondas, podemos combinar as duas coisas, por isso teremos que misturar partes iguais de água e vinagre numa tigela.
A esponja é então mergulhada na mistura e levada ao micro-ondas por 2 minutos.