Com a sua cor amarela muito característica e o seu inimitável sabor apimentado, a cúrcuma é uma especiaria muito apreciada na gastronomia, especialmente na cozinha indiana. Não é à toa que é apelidado de “açafrão indiano”. Graças às suas múltiplas propriedades benéficas, é um verdadeiro tesouro para a saúde. Mas além de dar cor e sabor aos nossos pratos, esta planta herbácea é uma aliada inesperada para cuidar das nossas plantações. Descubra todas as suas virtudes e como utilizá-lo no seu jardim.
Cúrcuma, benefícios para a saúde

Além de seu sabor reconhecível, a cúrcuma é frequentemente usada para fins medicinais. Possui, entre outras coisas, propriedades antivirais, antibacterianas e antioxidantes. Os seus benefícios para a saúde são inúmeros: alivia distúrbios digestivos, previne diversas patologias crónicas, fornece ao organismo uma importante fonte de vitamina C e, graças à curcumina que contém, os seus efeitos anti-inflamatórios não são negligenciáveis. Além disso, esta planta é frequentemente recomendada para o tratamento de distensão abdominal, indigestão e hipercolesterolemia.
Quais são os benefícios do açafrão em suas plantas?

Os benefícios da cúrcuma não param por aí: essa substância também é uma aliada muito valiosa no tratamento de plantas.
Entre suas principais vantagens no jardim:
- Curar doenças de plantas.
- Possui ação fungicida.
- Repele pragas e insetos que invadem as plantações.
Quando se trata de jardinagem, é claro que você tem acesso a uma variedade de fertilizantes químicos e pesticidas industriais. Mas não é preciso lembrar que essas substâncias ainda são prejudiciais ao meio ambiente. Eles também podem ter efeitos perigosos em humanos e animais. Portanto, para evitar sua aplicação constante, seria bom utilizar algumas alternativas à base de agentes naturais. É por isso que o uso da cúrcuma pode ser muito criterioso.
Você deve saber que esta planta herbácea contém uma substância chamada “curcumina”: é um antioxidante muito poderoso que possui notáveis efeitos antimicrobianos e antiinflamatórios. Além de estimular nosso sistema imunológico, também traz benefícios incríveis para nossas plantas. Em particular, tem o poder de eliminar muitos tipos de doenças: em vez de recorrer a tratamentos químicos, basta borrifar uma boa quantidade de açafrão em pó nas áreas infectadas. Desta forma, certas patologias comuns podem ser facilmente tratadas como o oídio, a famosa “doença branca” que resulta de um fungo que costuma atacar culturas e plantas , principalmente durante mudanças de temperatura e quando a umidade está muito presente.
Como proceder ? Prepare uma mistura de duas partes de cinzas e uma parte de açafrão para aplicar diretamente na planta. Como um bônus adicional, este remédio também atuará como pesticida natural. Graças ao cheiro forte da especiaria, os insetos e pragas não prejudicarão as suas plantas.
É bom saber : em vez de comprá-la, você pode facilmente cultivar esta planta em casa a partir de um pequeno pedaço de rizoma de açafrão. Portanto, você poderá desfrutar de uma colheita abundante em casa!
Cúrcuma, um remédio natural para picadas de insetos

Durante o trabalho de jardinagem , é difícil escapar de pequenos ferimentos acidentais e outras picadas de insetos. É até uma situação comum a que os grandes jardineiros estão habituados. Mas, os mais experientes têm seus pequenos truques para diminuir a dor, entre eles o uso da cúrcuma. É o remédio perfeito para aliviar feridas e irritações na pele. Na verdade, esta substância tem ação antiinflamatória e emoliente, que reduz rapidamente a coceira e o desconforto. Como benefício adicional, a cúrcuma desinfeta a pele e a protege contra possíveis riscos de infecção.