
O acúmulo de umidade e mofo nas paredes da casa não é apenas um problema estético, mas também nos expõe ao risco de doenças respiratórias e, em alguns casos, também pode representar um perigo para a estrutura da nossa casa.
O salitre é o depósito de sais minerais que se forma quando o nitrato de potássio presente nos materiais de construção entra em contato com o oxigênio e o excesso de umidade.
Este fenômeno é fácil de detectar: o salitre aparece na forma de cristais esbranquiçados na superfície das paredes e faz com que a tinta caia.
Eliminar o problema do acúmulo de mofo e salitre nas paredes da casa não é fácil, pois não existe um produto direcionado que atue sem danificar a pintura.
A seguir oferecemos uma dica que certamente está entre as mais eficazes. Você precisa:
- 1 escova de arame
- uma garrafa de ácido clorídrico
- 1 pinça
- recipiente com água e sabão
- concreto
- selante
- Pintar
Use máscara, luvas e óculos de proteção para proteger os olhos. Com a escova de aço, retire todo o salitre da superfície das paredes.
Misture um copo de ácido clorídrico com três copos de água e misture com o pincel até misturar perfeitamente.
Aplique a solução com o pincel. Uma espuma será criada e deixada descansar por 5 minutos. Em seguida, esfregue a parede com água e sabão, enxágue e limpe.
Quando a parede estiver seca novamente, pode-se aplicar o cimento para recolocá-la no lugar e depois o selante. Esta etapa pode não ser necessária.
Deixe o concreto secar e depois aplique algumas camadas de tinta para restaurar a aparência original da parede.