Dicas naturais para lavar cortinas em casa

As cortinas  sempre deram um toque pessoal à casa, embelezando-a e caracterizando-a!

Há quem prefira os coloridos ou neutros, os mais finos para deixar entrar mais luz ou os duplos e mais escuros. No entanto, uma coisa que eles têm em comum é definitivamente o fato de acumularem muita poeira.

Por isso é preciso lavá-los de vez em quando e com cuidado, até porque existem muitos tipos diferentes, cada um com uma lavagem específica.

Vamos ver  como lavar cortinas em casa com remédios naturais!

NB  Lembre-se  de ler atentamente as instruções de lavagem das cortinas  . Na verdade, alguns são uma mistura de materiais naturais e sintéticos, por isso é importante entender como podem ser limpos. Além disso, as cortinas  nunca devem ser penduradas ao sol  , mas sim deixadas para secar em casa, caso contrário correm o risco de cheirar mal.

Seta

As cortinas de seda  são muito delicadas e devem ser lavadas com muito cuidado. Justamente por isso é muito importante ler as instruções de lavagem ou testar primeiro os remédios em um pedaço de tecido pequeno e mais escondido.

Na verdade, se for seda pura,  geralmente é recomendada a lavagem a seco  . Se o rótulo também disser lave com água, sugiro que você  mergulhe a cortina em água fria  e deixe agir por cerca de 5 minutos, virando-a diversas vezes.

Se forem confeccionados com uma mistura de seda e fibras sintéticas, podem ser lavados na  máquina de lavar  em programa delicado e à  temperatura máxima de 30° .

Organdi

As cortinas  de organza dão um toque leve ao ambiente e deixam entrar muita luz na casa, por isso costumam ser utilizadas em espaços amplos.

Para  lavar as mãos  , mergulhe-as em água fria e  cerca de 2 colheres de sopa de sabonete líquido de Marselha  . Proceda com a lavagem e depois dobre-os e coloque-os sobre toalhas secas para retirar o excesso de água.

Abra as cortinas e  deixe-as secar  na vertical,  retire as rugas  com as mãos enquanto estão molhadas.

As cortinas de organza com fibras sintéticas podem ser lavadas na máquina de lavar: implemente um programa para peças delicadas e a baixa temperatura.

Algodão

O algodão é um material menos delicado que a seda ou a organza, mas ainda assim deve ser tratado com cuidado  .

As cortinas de algodão  são muito utilizadas e resistentes, aliás muitas vezes são lavadas à mão ou na máquina de lavar.

Para lavar as mãos, encha uma  bacia com água morna  e coloque  duas colheres de sopa de sabão de Marselha  em flocos ou líquido, adicione  2 colheres de bicarbonato de sódio  e  1 colher de sopa de vinagre branco  .

Deixe agir por 3 horas e depois enxágue. Se preferir lavar na máquina de lavar  , com ciclo de baixa temperatura, máximo 40°.

Desta vez

A roupa de cama deve ser tratada com delicadeza porque, como você sabe, também no caso da roupa, pode correr o risco de enrugar ou encurtar  .

As cortinas de linho  podem ser de linho escovado, linho enrugado e lona de linho. Se quiser lavá-los à mão, molhe uma camada de cada vez para que possa ser bem limpo. Em seguida, encha uma  banheira de água fria  com  duas colheres de sopa de sabão neutro ou de Marselha  .

Deixe-os de molho e enxágue bem, pendurando-os para secar.

Para a lavagem na máquina de lavar  ,  as cortinas de linho escovado e amassado devem ser lavadas a uma temperatura não superior a 30° e  sem centrifugação  para não enrugar. Quem tem cortina de linho consegue sempre chegar a 40° sem girar.

Poliéster

As cortinas de poliéster  são mais fáceis de lavar, a lavagem na máquina de lavar também pode ser feita com  centrifugação leve  (máximo 400 rpm) ativando o programa a no máximo 40°.

Se optar por  lavar as mãos  , proceda com cuidado enchendo a  banheira com água morna  , recomendo sempre um ingrediente delicado como  o sabonete de Marselha  , você pode adicionar  2 colheres  de sopa de sabonete líquido ou em flocos.

Em seguida, enxágue as cortinas sem apertá-las com muita força e seque-as por cima, sem pendurá-las ao sol.

A obra

As cortinas de lã  , assim como as de seda, são extremamente delicadas, por isso mesmo neste caso é ainda mais importante ler os rótulos com as instruções de lavagem.

A lavagem na máquina não é recomendada  porque é menos delicada do que a lavagem à mão. Se você realmente quiser fazer isso, certifique-se de que as cortinas sejam adequadas para a máquina de lavar e não ultrapassem os 30°.

Para  lavar as mãos,  proceda delicadamente com água fria, sem apertar muito. Você pode usar toalhas grandes para remover o excesso de água.

Avisos

É extremamente importante verificar o tipo de material de que são feitas as cortinas e as etiquetas que indicam os passos e orientações para lavá-las. Se tiver dúvidas sobre os remédios a aplicar, pode sempre experimentar primeiro num pedaço de tecido que não se vê.