Na hora de lavar utensílios de cozinha e você tem uma máquina de lavar louça, não é incomum ter um dilema: optar por lavar à mão ou com o eletrodoméstico? Mostraremos os aspectos positivos e negativos que podem levá-lo a adotar um dos dois métodos.
Embora ambos os processos de limpeza tenham vantagens e desvantagens, explicamos qual dos dois é preferível dependendo do cenário em que você os utilizará.
Lavar louça ou lavar à mão?
Veremos que não existe uma resposta simples e que em última análise cabe a você escolher a que melhor se adapta a você. O debate entre escolher a máquina de lavar louça ou a lavagem à mão para lavar os utensílios de cozinha não é novo. Esta discussão já se arrasta há vários anos e partilhamos consigo as características destes dois métodos para decidir qual dos dois é mais adequado para si. Dependendo do ciclo de lavagem e do tipo de enxágue que você preferir, um dos métodos mais adequados para você lavar a louça.
Pilha de pratos – fonte: spm
logo pinterest
Pilha de pratos – Fonte: spm
As máquinas de lavar louça mais recentes usam menos água do que a lavagem à mão
As máquinas de lavar louça mais antigas podem usar até 56 litros de água por ciclo de lavagem, ao contrário das mais antigas e recentes, que são projetadas para absorver a água. em conta gastos mais inteligentes com água. Hoje, de fato, são usados em média 13 litros de água para lavar a louça e alguns eletrodomésticos chegam a consumir apenas 9 litros. Já os pratos artesanais consumiriam em média 42 litros de água.
Máquina de lavar louça – fonte: spm
logo pinterest
Máquina de lavar louça – fonte: spm
No entanto, você deve saber que a técnica de lavagem das mãos varia de pessoa para pessoa. Alguns podem usar até cem litros de água para lavar a louça, enquanto outros precisam apenas de cerca de trinta litros. Valores surpreendentes e lógicos ao mesmo tempo, porque a vazão média de uma torneira de cozinha é de 12 litros por minuto.
E isso não é tudo, porque há outro aspecto das máquinas de lavar louça modernas que as torna tão económicas com base na sua classe energética. Graças a eles já não é necessária a pré-lavagem da loiça que só por si pode desperdiçar cerca de 22.712 litros por ano. É portanto preferível adoptar um gesto intuitivo, raspando os restos de comida no cesto antes de inserir os utensílios na máquina.
Alguns utensílios requerem lavagem à mão.
Mesmo que a máquina de lavar loiça pareça satisfazer todas as necessidades, tanto em termos de poupança de energia e água como em termos de tempo, nem sempre é a solução a escolher.
Lavagem das mãos – fonte: spm
logo pinterest
Lavagem das mãos – fonte: spm – Fonte: spm
Alguns objetos, aliás, não são adequados para serem lavados na máquina de lavar louça, como tábuas de madeira, utensílios de ferro fundido, panelas antiaderentes, facas de chef ou até mesmo tábuas de corte de madeira. O mesmo vale para utensílios como os de cerâmica artesanal ou de porcelana fina.
Ao contrário da lavagem à mão, as máquinas de lavar loiça continuam a ser mais eficientes para grandes cargas.
O desafio colocado por uma grande carga de roupa mostra a vantagem de utilizar uma máquina de lavar loiça em vez de suportar uma longa sessão de lavagem à mão. Também vale a pena considerar a economia de tempo, com uma média de 230 horas de trabalho manual economizadas ao longo de um ano. Para se ter uma ideia, esse valor equivale a 10 dias.
Dito isto, é oportuno apresentar uma nuance. Se quiser lavar apenas uma pequena carga de louça e ligar o aparelho uma vez a cada dois ou três dias, pode ser mais sensato mudar para a lavagem à mão em vez de esperar para empilhar a louça para colocá-la no aparelho. Além disso, simplesmente esperar fará com que restos de comida se acumulem em seus itens e, se isso acontecer, sua máquina também poderá não conseguir removê-los. Uma lavagem rápida à mão é, portanto, preferível no caso de uma pequena carga de louça.
Lavar à mão permite que você alcance áreas de difícil acesso
Lavar pratos
pinterest logo
Lavar pratos
Por mais eficiente que seja a máquina de lavar louça, ela não consegue limpar cantos de difícil acesso como o processo tradicional. Para esse tipo de situação, a máquina simplesmente não consegue competir com a boa e velha lavagem à mão, principalmente se for necessário remover sujeira endurecida. E isso é ainda mais verdadeiro se a comida queimar no fundo da panela. Nesse cenário, as técnicas de limpeza naturais continuam sendo suas melhores amigas.
Além dos pontos mencionados, acrescentamos que a máquina de lavar louça continua sendo uma máquina cara para comprar e também para consertar. Por isso, é importante pesar os prós e os contras antes de pensar em investir no aparelho. Além disso, lavar as mãos pode causar danos às mãos devido à exposição ao sabão e à água.
No geral, podemos assumir que é mais criterioso alternar o uso dos dois processos