É o eletrodoméstico mais sujo da cozinha: deve ser limpo todos os dias

A cozinha é provavelmente o lugar mais movimentado da casa. Passamos muito tempo lá todos os dias: seja preparando boas refeições, fazendo refeições em família ou abastecendo a geladeira. Não admira que esta sala fique suja muito rapidamente, exigindo uma limpeza constante e bem cuidada. Porém, se estamos habituados a lavar o chão, desinfetar o fogão, limpar o forno ou esvaziar o lixo, tendemos a descurar a manutenção de um eletrodoméstico muito particular. E pensar que o usamos quase todos os dias e que provavelmente também é um dos itens mais sujos da cozinha! Adivinha o que é?
No final, quando você limpa a cozinha, você pensa em tudo… ou quase. A valsa de esponjas e trapos é linda de ver: a louça brilha, o fogão é desinfetado, a bancada exala limpeza, o chão brilha e o ambiente exala até um delicado aroma de frescor. Mas tem certeza de que não esqueceu nada? Esse aparelho ali, num canto, quase se acreditaria que foi deixado sozinho por semanas. Sim, é realmente o microondas que muitas vezes esquecemos, quando o usamos quase diariamente. Certamente gostaríamos que fosse autolimpante, mas infelizmente não é. O pior é que ao aquecer a louça todos os dias, ao abri-la percebe que não cheira bem e que está incrustada de resíduos de comida. Mas o que você está esperando para limpá-lo? Este é o erro comum que muitas pessoas cometem. E é por isso que tem a reputação de ser o eletrodoméstico menos higiênico da cozinha. Sabendo que se trata de um ninho de germes e bactérias, talvez seja hora de adquirir o hábito de desinfetá-lo regularmente. Aqui estão algumas dicas para a manutenção correta do seu forno micro-ondas.

O eletrodoméstico mais sujo da cozinha não é outro senão o forno de micro-ondas
Limpando uma cozinha
É obrigatório em todas as cozinhas e muitas vezes também nos escritórios. O forno micro-ondas é um aparelho extremamente prático e versátil que nos permite aquecer pratos, descongelar alimentos e até preparar determinadas receitas. Pedimos quase todos os dias: timer ligado, é só colocar o prato em cima e esperar a campainha ir rapidamente para a mesa. A sua comodidade tornou-se tão comum que quase nos esquecemos que também requer uma manutenção frequente e cuidadosa. Nem que seja para mantê-lo higiênico, livre de sujeira e germes.

No entanto, é preciso reconhecer que a maioria das pessoas não tem o reflexo de limpá-lo sistematicamente após cada utilização. Claro, pode parecer chato ter que desinfetá-lo todos os dias, mas para sua segurança você deve começar a criar o hábito.

Na verdade, um estudo da Kimberly-Clark descobriu que 48% das maçanetas das portas de microondas tinham um nível de trifosfato de adenosina (ATP) de 300 ou superior. O medidor ATP é uma ferramenta utilizada para medir a sujidade de uma superfície: uma leitura acima de 300 significa que existe um elevado nível de patógenos que podem representar risco de transmissão de doenças graves. Normalmente, qualquer leitura acima de 100 já é considerada prejudicial à saúde. Recomendamos, portanto, uma boa limpeza.

Pesquisas anteriores também descobriram que o interior das microondas é ainda mais sujo. Os testes revelaram assim a presença de bactérias perigosas como a E. coli. “ Nós o usamos para cozinhar nossos alimentos, mas também para descongelar carne ”, disse o Dr. Torruellas-Garcia, que realizou os testes no laboratório de microbiologia da Universidade Nova Southeastern. “ As carnes cruas contêm bactérias como a e-coli e a salmonela. Às vezes, a comida respinga no micro-ondas e nem sempre a limpamos. »

Como limpar o forno micro-ondas com truques naturais?
Limpando um micro-ondas
Com água e limão
O remédio ideal para limpar o interior do micro-ondas é uma solução de água com suco de limão. Este último é muito útil para remover perfeitamente a sujidade, desinfetar toda a área, mas também para neutralizar os maus odores.

Antes de começar a lavar manualmente o interior do forno micro-ondas, prepare uma solução de água com suco de limão em uma tigela (você também pode adicionar algumas rodelas de frutas cítricas). Coloque o prato no microondas. Feche a porta e coloque o aparelho na potência máxima durante aproximadamente 5 minutos.

A água da tigela começará a ferver, liberando uma grande quantidade de vapor. Deixe a tigela dentro por mais alguns minutos enquanto o aparelho está desligado. O vapor amolece a sujidade e os restos de comida seca, enchendo o espaço com um agradável aroma a limão.

Com bicarbonato de sódio
Após retirar a tigela com água com limão do micro-ondas, molhe um pano limpo na solução e limpe cuidadosamente o interior do aparelho.

Se algumas manchas forem muito teimosas, esfregue-as com uma esponja polvilhada com bicarbonato de sódio , um pó branco poderoso que também ajudará a higienizar o aparelho e desodorizar o interior. Em seguida, repita o passo anterior novamente e limpe bem.

Aí está, não foi tão complicado: seu micro-ondas exala limpeza. Ele está funcionando novamente e pronto para uso. Lembre-se de usar esse método regularmente para manter seu dispositivo sempre saudável e higiênico.