

Março é o mês ideal para podar as suas rosas trepadeiras, perenes e espessas…
Explicamos o porquê.
Leia também:
- Podar roseiras adequadamente
- Poda de rosas arbustivas
- Poda de rosas trepadeiras
- Poda de rosas-chá híbridas de flores grandes
Por que podar roseiras em março
Você tem o hábito de não podar suas roseiras… Cuidado, ao fazer isso você corre o risco de estimular o crescimento de pequenos lenhos que sufocarão a planta, privando-a de luz. Da mesma forma, as flores murchas e não retiradas esgotam a roseira porque, ao se transformarem em frutos, portanto em sementes, extraem inutilmente toda a seiva em detrimento dos ramos jovens. Portanto, aproveite os dias mais longos e o aumento das temperaturas em março para passar algum tempo no jardim e dar toda a atenção às suas roseiras.
Sim, a poda principal das roseiras ocorre no final do inverno, em fevereiro ou março dependendo da região, quando já passaram as fortes geadas. Claro, você pode agir mais tarde, até abril, mas sempre evitando dias gelados. Tenha cuidado, porém, as roseiras que não produzem frutos devem ser podadas assim que terminarem a floração, durante o mês de agosto.
Roseiras estruturadas
As roseiras precisam ser estruturadas de forma que a luz chegue ao coração da planta e o vento flua livremente entre os galhos. Mas tenha cuidado para não cortar os botões emergentes, pois corre o risco de reduzir a floração futura. Por outro lado, nada impede que a planta seja cortada em dois terços da sua altura para concentrar a seiva nos novos ramos.
Antes de mais nada, certifique-se de ter desinfetado adequadamente suas ferramentas de corte, pois elas podem ser importantes vetores de transmissão de doenças. Da mesma forma, não se esqueça de queimar as podas para eliminar doenças e parasitas que possam ter permanecido ou surgido durante o inverno.
O certo é que quanto mais atenção você der às suas roseiras, mais notará as repercussões no seu florescimento… Agora você sabe o que deve fazer se quiser ver o seu jardim lindamente invadido por rosas.