Enxertia de limão, a técnica que lhe dará grande satisfação. Ver é crer

Hoje são encontrados e cultivados em todos os lugares e até nos terraços das casas é possível ver brotando frutas cítricas recém-floridas. Para melhor cultivar suas plantas, é útil conhecer e seguir a técnica de enxertia de limão . Abaixo estão os três tipos possíveis e os tempos técnicos em que proceder para obter resultados satisfatórios.

VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO -> Descoberto o código genético do limão Siracusa: importância global

Para aproveitar a técnica citada, porém, é fundamental antecipar um primeiro passo. O que é um enxerto? A técnica envolve a adição de uma planta a uma planta já existente, chamada planta-mãe ou porta-enxerto. A popularidade desta técnica é ditada pela maior facilidade com que, graças à enxertia, as plantas conseguem produzir os seus frutos em comparação com uma planta cultivada a partir de sementes. As plantas anãs estão muito na moda e, mesmo para esse tipo de cultivo menor, a técnica é muito útil.

Enxertia de limão, tipos e épocas de técnica
Técnica de enxerto dividido
Técnica de enxerto dividido (fonte ideegreen.it – Pinterest)
Depois de esclarecer do que estamos falando, vamos listar os três tipos de enxertia de limão mais utilizados e viáveis ​​dependendo do conhecimento no setor.

VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO -> A casca de limão não deve ser jogada fora, ela pode ser usada de várias maneiras

Enxertia de botões de limão . Esta é a técnica mais simples, aplicável a plantas lenhosas ou semilenhosas. A casca deve poder destacar-se facilmente do tronco, para inserir o botão do limão. A altura do enxerto a ser inserido é fundamental, portanto entre 50 e 100 cm.
Enxertia de limão dividida . Técnica mais complicada que a primeira, requer maior familiaridade. Como pode ser visto pela própria palavra, deve-se formar uma espécie de aba, portanto uma lacuna, por onde é inserida a planta-mãe a ser implantada. A folga não deve exceder 10 mm.
Enxertia de limão coroa . Técnica utilizada para frutas cítricas em geral, também neste caso a planta é inserida entre a casca e a madeira com um vão que deve ultrapassar 10 mm.
VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO -> Hidrocultura: um método inovador e conveniente para o cultivo de nossas plantas

Dependendo da técnica escolhida, os horários para realizá-la podem variar e o produtor também pode entender se o período é fértil com base na temperatura registrada. De modo geral, para que o enxerto crie raízes e dê frutos, deve ser plantado entre o final do inverno e o início da primavera . O clima ameno vai favorecer tudo.