

Ideal para jardineiros iniciantes, a erva de São João arbustiva é muito simples de cultivar, mas tem um forte poder estético para o seu jardim.
Erva de São João arbustiva em resumo :
Nome latino : Hypericum spp.
Nome comum : Erva de São João arbustiva
Família : Clusiaceae
Tipo : Arbusto
Altura : 0,50 a 1,50 m dependendo da espécie
Largura : 0,50 a 1 m dependendo da espécie
Exposição : Todas as exposições
Solo : Sem requisitos
Robustez : Resistente (até -15°C)
Folhagem : Semi-perene – Floração : Verão
Apresentação de erva de São João arbustiva
O nome erva de São João arbustiva reúne, na verdade, várias espécies com características diferentes, mas que todas têm em comum flores amarelo-ouro com estames visíveis facilmente reconhecíveis.
Hipericão ‘Hidcote’
Esta é provavelmente uma das variedades mais conhecidas. A erva de São João ‘Hidcote’ tem folhagem perene e flores que florescem durante todo o verão até o início do outono. Seus estames têm a particularidade de serem alaranjados , o que contrasta bem com o amarelo vivo das pétalas.
Suas proporções são médias e variam em torno de 1,25 m de altura e 1 m de largura.
Hypericum x inodorum ‘Elstead’
Esta variedade é um pouco mais compacta que a anterior, com 1 m de altura e largura. A floração vai de junho a agosto e é seguida de frutos pequenos, cônicos, de um vermelho vivo e muito decorativos . O momento mais espetacular é quando flores e frutos coexistem.
Hipérico direto ‘Gemido’
Esta erva de São João arbustiva vale o desvio por sua folhagem bastante atípica para um Hypericum . Com efeito, ao contrário de outras espécies cujas folhas são largas e ovais, no ‘Gemo’ são finamente lanceoladas e particularmente originais. Quanto à floração é generosa e, tal como a ‘Hidcote’, os estames também são alaranjados.
Plantar erva de São João arbustiva
Este arbusto é ideal para jardineiros iniciantes. Na verdade, estas espécies de Hypericum não são muito exigentes quanto à exposição solar e à natureza do solo. Certas variedades como ‘Elstead’ apreciam, no entanto, solos frios.
Tal como acontece com muitas plantas, é melhor plantar erva de São João arbustiva no início do outono . Desta forma, terá tempo para se estabelecer antes da chegada do frio e poderá resistir melhor a uma possível falta de água no verão.
Como plantar uma erva de São João arbustiva?
Nenhuma preparação especial é necessária. Você só precisa cavar um buraco largo e profundo o suficiente. Lembre-se também de desintegrar levemente a raiz do arbusto, depois de retirá-la do vaso: isso facilitará a recuperação.
Para limitar as necessidades de rega, não hesite em colocar uma camada de cobertura morta natural de boa espessura na base da erva de São João.
Entrevista
A erva arbustiva de São João requer pouca ou nenhuma manutenção. Para mantê-lo compacto, é possível podá-lo no final do inverno.
Multiplicação
A obtenção de novas plantas arbustivas de erva de São João pode ser feita de várias maneiras:
- por estacas semi-herbáceas no final do verão;
- ou semeando no outono.
Doenças e pragas
Se os parasitas parecem indiferentes à erva de São João, algumas doenças podem, no entanto, atacar certas variedades. Este é particularmente o caso de ‘Elstead’, que é sensível à ferrugem , e de ‘Hidcote’, que pode ser afetado por um vírus que causa variegação na folhagem.
Empregos
Pela sua facilidade de cultivo, pelas suas dimensões e pelo seu poder estético, a erva de São João arbustiva é a candidata ideal para o paisagismo de um jardim, varanda ou terraço . Pode ser plantada sozinha ou em grupos, em vasos ou em touceiras conforme desejar.