
Desde a antiguidade, nada mais do que um simples pano com vassoura era usado para lavar o chão e o chão voltava limpo.
Ao longo dos anos esta técnica nunca se perdeu, mas sim houve a invenção e experimentação de diferentes tipos de panos de lavagem , cada um destinado a limpar um tipo diferente de piso.
Porém, outros métodos tomaram conta, como o esfregão , que hoje representa o eterno rival do trapo!
Todos, pelo menos uma vez, já se perguntaram “o que seria melhor para usar na minha casa?”. Bem, não há uma resposta definitiva, mas você pode ver quais são as vantagens, ou os chamados prós e contras, tanto do pano quanto do esfregão.
Vamos descobri-los juntos para esclarecer nossas ideias!
Por que usar o esfregão?
A esfregona , como já foi referido, trata-se de um método de lavagem que existe há menos tempo que o pano, apesar disso há muita gente que o escolhe todos os dias.
Existem vários tipos, não é por acaso que antes de adquiri-lo há sempre uma reflexão cuidadosa sobre qual escolher .
Os mais utilizados são:
- Esfregona giratória : uma das mais convenientes. Esta esfregona, uma vez molhada, pode ser espremida sem esforço, colocando-a no dispositivo rotativo especial que irá girar pressionando o pé num pedal nas laterais do balde. Fantástico se você não quer se abaixar e fazer nenhum esforço.
- Esfregona com bastão telescópico : excelente para superar todas as dificuldades que surgem quando é necessário ajustar o bastão de acordo com a sua altura. Na verdade, esta esfregona pode ser alongada ou encurtada com movimentos simples.
- Esfregona com cabeça giratória : é um modelo equipado com uma esfregona com cabeça totalmente giratória, muito útil para chegar facilmente às áreas mais difíceis de limpar como cantos, debaixo de móveis ou camas e assim por diante.
Resumindo, no caso do esfregão, você pode ter certeza que não precisará se abaixar constantemente para enxaguar e enxaguar o pano, mas então por que não é o método mais utilizado de todos?
Pois bem, além de muitas soluções positivas, muitas vezes o esfregão é deixado de lado porque se acredita que nunca poderá ser limpo completamente e que, consequentemente, não confere ao piso um aspecto totalmente brilhante e transparente.
Até o momento, entretanto, existem algumas cabeças que se soltam e são convenientemente laváveis na máquina.
Pano: remédio atemporal
Passemos agora ao remédio atemporal transmitido pelas Avós para lavar o chão: um simples pano !
Embora seja muito mais cansativo do que usar um esfregão, lavar o chão com um pano dá mais segurança em termos de limpeza , até porque o pano pode chegar a todos os lugares.
Outro aspecto a considerar é também o econômico, aliás o pano custa menos que o esfregão , principalmente se pensarmos nos de última geração.
Além disso, se você não tiver certeza de que não deixará marcas e assim por diante no esfregão, existem muitos materiais diferentes para o pano. Porém, o esfregão, por ser feito de microfibra, é declarado perfeito para todos os ladrilhos.
Quem ganha entre os dois?
Então, entre os dois, quem vence esse árduo desafio ?
Como em tudo, você deve acima de tudo ver quais são as suas necessidades pessoais, pois pode achar uma ou outra mais útil dependendo dos seus hábitos .
Em geral pode ser uma boa ideia ter o esfregão e o pano em casa e talvez usar o esfregão para uma limpeza rápida e o pano quando tiver que jogar muita água no chão e houver muitas manchas.
Porém, é preciso sempre considerar que lavar o chão às vezes é muito cansativo , por isso ter apenas a esfregona, adequada para todos os tipos de piso, pode ser o ponto de viragem, mas a escolha é sua!