Segundo pesquisas, há mais bactérias nas esponjas de louça do que no vaso sanitário. Melhor, portanto, utilizar uma alternativa mais funcional e higiênica.

As esponjas de prato são um reservatório de bactérias . Na verdade, eles contêm mais do que banheiros. Portanto, seria apropriado utilizar uma alternativa mais saudável e funcional . Vamos ver exatamente qual.
Esponjas de prato, receptáculo de bactérias
Talheres e pratos são lavados todos os dias com esponjas de cozinha . Infelizmente, essas esponjas estão cheias de restos de comida e deixam para trás todas as bactérias que ficam presas em seu interior . Na hora de lavar todos os itens da cozinha, a higiene é fundamental.
Mesmo quando bem lavadas, as esponjas de louça estão contaminadas com bactérias que podem acabar no seu prato, de acordo com um estudo publicado no Journal of Applied Microbiology .
Este estudo descobriu que as bactérias presentes nas esponjas não são tóxicas . No entanto, ainda podem causar vários problemas de saúde . Você deve usar uma alternativa válida.
Qual é a alternativa correta às esponjas de prato?
Segundo especialistas, como os esfregões de cozinha estão sempre úmidos e em contato com restos de comida, tornam-se um fácil criadouro de bactérias e, por isso, é aconselhável trocá-los com frequência, uma vez a cada duas semanas .

O problema é que quase ninguém faz isso. Melhor ainda, substitua-os por uma escova .
Este objeto é mais higiênico porque a água e a umidade não penetram nele e as bactérias não podem crescer. Por outro lado, as esponjas, que estão sempre molhadas, podem ser muito arriscadas devido à salmonela .
As escovas são obviamente menos perigosas e secam mais rápido e em menos tempo, reduzindo o risco de bactérias. Além disso, como a escova seca rapidamente, as bactérias nocivas são removidas quase imediatamente.
Além disso, a escova está equipada com um cabo . Isto significa que não há risco de contaminá-lo com as mãos sujas. Por esse motivo, os pesquisadores recomendam parar de usar esponjas de cozinha e começar a usar escovas.
O que dizem os especialistas
De acordo com testes laboratoriais recentes , as esponjas de cozinha têm uma densidade bacteriana equivalente a sete vezes a população mundial por centímetro cúbico.
Trata-se de uma densidade praticamente semelhante à das bactérias encontradas nas fezes . Bactérias provenientes de resíduos alimentares e mãos humanas podem causar uma ampla gama de infecções.
Claro, não se preocupe: o risco de contágio em pessoas saudáveis é inofensivo e baixo.

No entanto, as pessoas com sistema imunológico fraco ou comprometido devem prestar atenção especial ao ambiente doméstico.
Especificamente, a partir dos dados que surgiram sobre as bactérias contidas nas esponjas de cozinha, as mais comuns são as que pertencem à família Moraxellaceae .
São microrganismos que causam infecção e mau cheiro na pia, mas também quando a roupa não seca bem.
Segundo os pesquisadores, os esfregões não são apenas um reservatório de microrganismos, mas também os espalham por todas as superfícies da casa.
O resultado é que podem contaminar tanto os alimentos como as mãos, que são as principais causas de todas as infecções de origem alimentar.