Essas plantas que purificam nosso interior

Você sabia que suas plantas verdes, além de decorarem seu interior, ajudam a limpar o ar circundante, que é até 100 vezes mais poluído que o ar externo? Veja como escolhê-los e cuidar deles. NB: Corrigimos o artigo “Por que é fundamental manter um cacto no quarto?”, cuja informação se revelou pouco fiável.
Nós sabemos: o ar de uma casa pode conter partículas poluentes prejudiciais à saúde, causando tosses e enxaquecas recorrentes ou até irritação das vias respiratórias. Estes compostos orgânicos voláteis (monóxido de carbono, benzeno, formaldeído, xileno, tolueno, etc.) emanam da fumaça do cigarro, móveis de aglomerado, tintas, colas, isolamentos, papel de parede, cortinas, tapetes, mas também produtos domésticos (amônia), tintas, ar ambientadores, velas perfumadas, inseticidas, etc.

As plantas verdes colocadas em casa ajudam a combater estes poluentes desde que associadas a simples gestos realizados todos os dias (ver a nossa caixa). “Porque, embora a NASA tenha destacado as propriedades despoluentes das plantas, o seu efeito não foi comprovado cientificamente em situações da vida real”, sublinha Geneviève Chaudet, paisagista de interiores.

Por que uma planta está despoluindo?
As plantas verdes têm propriedades interessantes para absorver substâncias poluentes voláteis (depois retidas pelas folhas), mas também para melhorar a qualidade do ar através da libertação de oxigénio. “Isso é o que chamamos de fotossíntese, explica Geneviève Chaudet. Ao contrário dos humanos (que absorvem oxigénio e libertam dióxido de carbono), uma planta, com a ajuda da luz e da clorofila, absorve dióxido de carbono, retém carbono para construir os seus tecidos e liberta oxigénio. Não é uma solução milagrosa, alerta o nosso especialista, porque seriam necessárias muitas plantas numa casa para que isto fosse significativo. Mas realmente ajuda a melhorar a qualidade do ar. »

Como mantê-los?
“O melhor é observar a planta”, aconselha o paisagista. Se a planta de casa cresce é porque falta luz. Neste caso, não hesite em aproximá-lo das suas janelas. Para saber quanta água ela precisa, lembre-se de tocar no substrato. Aplicar muita água ou com muita regularidade pode causar o apodrecimento do sistema radicular da planta. Pelo contrário, não fornecer água suficiente a uma planta que dela necessita muito corre o risco de fazê-la morrer de sede. »

Dracena perfumada
Dracaena fragrans, para móveis de madeira
Ideal em ambientes que contenham móveis de aglomerado, Dracaena fragrans tem o poder de absorver formaldeído (substância com efeitos irritantes) e xilenos (derivados de petróleo, utilizados principalmente como solventes em vernizes e tintas). Também chamada de dragoeiro perfumado, suas folhas são verdes com listras bege. Escolha um local temperado, não muito quente e com luz moderada.

A palmeira de bambu ou o syngonium produzirão efeitos semelhantes.

Antúrio, para produtos de limpeza
Coloque antúrio nos cômodos onde você armazena seus produtos domésticos, especialmente aqueles que contêm amônia, solventes, benzenos, xilenos ou estirenos. Esta planta, muito resistente dentro de casa, é acima de tudo muito fácil de manter. Ideal na cozinha ou no banheiro, exponha-o diretamente à luz forte.