Durante as férias ou simplesmente para alegrar o seu interior, as plantas são um trunfo decorativo inegável. Sua cabeça está cheia de ideias de decoração, noites envolventes. Você terá que ser imaginativo, original… DIY, decoração, culinária… e plantas. No mínimo, aqui você tem uma planta que vai fazer efeito na sua casa, vão te pedir conselhos e, acima de tudo, vão te copiar. Clivia – ou amarílis laranja. Você viu nas feiras de flores, na floricultura. Vamos conhecer esta planta, à qual os antigos conferiam tantas virtudes.

A clivia: muito mais que uma ideia decorativa
A clivia se encaixa perfeitamente em um ambiente moderado. Suas cores naturais e quentes se destacam entre suas demais opções e se enquadram perfeitamente na tendência da moda laranja do inverno.
A planta será apresentada a você, desde a sua altura (40 a 45 cm), com lindas folhas carnudas em forma de lança. Porém, o que vai atrair o olhar e a mente é este soberbo caule floral encimado por um bouquet de troncos amarelos e laranja, que, como podemos imaginar, anunciará felicidade e prosperidade à casa que o acolhe.
Clivia em casa: chega de energias negativas
Conhecida há milénios, a clivia regressa às nossas casas pela porta da frente. Para os chineses e para a arte do Feng Shui, simbolicamente, é a planta da sorte e da felicidade. A ele são atribuídas as virtudes de neutralizar energias negativas. Localizada no lado norte da casa, sua aura é considerada preciosa e especial, irradia energias não-verbais. Diz-se também que favorece os viajantes e pode inspirar o seu proprietário a novas descobertas, conquistas e projetos favoráveis. Por estar sob o signo do sol, esta planta ajuda a harmonizar a energia da casa. . Na sua proximidade ajuda muito a manter o equilíbrio dos campos energéticos das pessoas que vivem na casa. A tradição também quer que uma moeda seja colocada em seu pote, para multiplicar por dez suas forças benéficas.
A clivia vai ficar na sua casa, não no quarto, pode trazer insônia e afetar os sonhos, mas claro numa escrivaninha, mesinha de cabeceira na entrada, eliminando assim a negatividade, acalmando o ambiente… Sob um clima temperado e úmido , pode ser deixado no vaso e replantado em canteiro. Ele encontrará seu lugar ali, segurando a drageia bem alto, na frente das outras plantas inferiores.

Como cuidar da clivia em casa?
Clivia é uma planta que pode viver muito e oferecer uma floração duradoura, se bem cuidada. Com suas inflorescências que aparecem no centro da roseta de folhas, a planta oferece uma grande variedade de flores, amarelas, laranjas ou vermelhas dependendo da espécie.
Para florescer demora pouco, mas deve passar por um período de descanso de 2 a 3 meses a partir do outono. Gosta de lugares frescos e requer pouca rega e pouco fertilizante. Por outro lado, uma vez florida a clivia, é aconselhável cortar os caules murchos e aumentar regularmente a rega e a fertilização. Quando o clima esquentar, mantenha o substrato úmido, sabendo que a temperatura deve ficar entre 16 e 21°. Durante o tempo quente, um recipiente com tanque de água é ideal para a planta, caso ela precise ficar ao ar livre.

Onde encontrar clivia? Uma planta para todos os orçamentos
Você encontrará esta planta em todos os centros de jardinagem, muitas vezes até em sua floricultura ou supermercado. Certamente é mais complicado, não importa, comprar vários permitirá que você rentabilize sua viagem. Na hora de adquirir o custo é um pouco superior às demais propostas da temporada, porém é preciso dizer que esta é uma aposta de baixo risco no longo prazo. A planta é duradoura e continuará por muitos anos estendendo seus benefícios à sua casa.