Faixa: 7 dispositivos que nunca devem ser conectados (risco de incêndio)

Os cabos de extensão tornaram-se elementos essenciais em nossa vida diária. Em casa ou no trabalho, não é incomum utilizá-los para operar vários dispositivos ao mesmo tempo. Por outro lado, muitos veranistas utilizam-no em seu trailer. No entanto, é necessário cuidado especial ao usar um cabo de extensão. Na verdade, muitos dispositivos não deveriam estar conectados a ele, sob o risco de causar sérios danos!
Esses dispositivos não devem ser conectados a um cabo de extensão.
Conectando aparelhos a um cabo de extensão

Conectando aparelhos a um cabo de extensão. Fonte: spm

Embora útil, o cabo de extensão pode tornar-se perigoso se for sobrecarregado ou usado incorretamente. Isso pode causar danos aos seus dispositivos, causar queda de energia ou até mesmo iniciar um incêndio .

Portanto, é melhor evitar sobrecarregar o cabo de extensão conectando dispositivos que consomem energia . Você encontrará em todos os cabos de extensão ou filtros de linha, como muitas pessoas gostam de chamá-los, etiquetas que especificam a potência máxima em watts (W) que eles podem suportar. Antes de escolher qualquer cabo de extensão, certifique-se de saber sua potência máxima. Além disso, também é aconselhável estar atento à potência dos dispositivos que você irá conectar a ele. Caso consumam energia , evite conectá-los à extensão para evitar os riscos mencionados acima.

Aqui estão os dispositivos elétricos que não devem ser conectados ao cabo de extensão, para evitar qualquer risco
A geladeira: Nem é preciso dizer que a geladeira é um dos aparelhos que mais consome energia elétrica (até 500 kWh por ano). Como sua potência máxima pode ser alcançada rapidamente, evite conectá-lo a uma extensão . Faça o mesmo para o freezer.

Aquecimento auxiliar: Quando o inverno está chegando, ligar o aquecimento auxiliar pode ser tentador. Lembre-se de conectá-lo a uma tomada em vez de a um cabo de extensão. Desta forma você evita sobrecarregar este último e ao mesmo tempo causar superaquecimento .

A máquina de lavar: saiba que uma máquina de lavar consome em média 191 kWh por ano na França! Para evitar qualquer risco de superaquecimento, é altamente recomendável conectá-lo a uma tomada de parede e não a um filtro de linha. Faça o mesmo com a secadora.

O micro-ondas: segundo a TotalEnergies, um forno micro-ondas cuja potência varia entre 1.000 e 1.500 watts pode consumir em média 90 kWh por ano. Utilizando tanta energia, é preferível não ligá-lo a uma extensão.

A cafeteira: mesmo que você não consiga ver, a cafeteira é bastante gananciosa por energia elétrica, com consumo estimado de 165 kWh/ano. Portanto, uma conexão a uma tomada seria mais do que desejável.

A torradeira: A torradeira consome muita energia, de 500 a 1000 W/ano, se usada regularmente (10 minutos por semana). Assim como a cafeteira, não hesite em conectá-la também à tomada.

Outra extensão: Se vier à mente a ideia de conectar uma extensão em outra extensão, esqueça! De facto, se necessário, a potência máxima autorizada será ultrapassada e os riscos de incêndio eléctrico ou electrocussão serão consideravelmente elevados!

Outras dicas a serem consideradas ao usar um cabo de extensão
Conheça abaixo algumas dicas úteis para evitar correr riscos ao usar uma extensão .

O seu cabo de extensão tem um botão liga/desliga? Então lembre-se de desligá-lo à noite ou nos dias em que não estiver em casa. No entanto, certifique-se de que os dispositivos conectados possam ficar sem eletricidade durante este período. Desta forma você limita o risco de cortes ou incêndios, reduzindo o consumo de energia .
Livre-se de cabos de extensão desatualizados. Seus dispositivos elétricos podem rapidamente ser vítimas disso. Se um cabo de extensão parecer estar em mau estado ou com defeito, substitua-o sem demora!
Agora você saberá como aproveitar melhor sua extensão, evitando todos os riscos que podem ser causados ​​por sobrecarga ou uso indevido.