Fertilizante natural: como usar cascas de frutas e vegetais para nutrição de plantas

As bebidas à base de ervas têm um efeito positivo na nossa saúde. A mesma infusão também pode ser usada para fertilizar plantas no jardim ou em casa. As infusões para fertilizar as plantas podem ser preparadas a partir de ervas ou cascas de frutas e vegetais na forma de chás ou infusões de ervas.
Você pode borrifá-los sob as plantas como substituto dos fertilizantes químicos para fertilizá-las e promover seu crescimento.

Reunimos algumas dicas para você sobre como abastecer seu jardim e canteiros com fertilizante natural.

Leia também: Banheiros: 25 cores da moda para levar para casa

  1. Infusão de algas marinhas
    É utilizado principalmente por pessoas que vivem à beira-mar e têm a oportunidade de colher algas marinhas. Caso contrário, você pode comprar algas marinhas. Lave as algas e coloque-as em um balde. Encha o balde com água, tampe e deixe por dois meses. O resultado é uma solução que pode ser diluída em água e pulverizada na base das plantas para acelerar o desenvolvimento de flores e frutos.

Esfoliantes vegetais

  1. Infusão de cascas de vegetais
    Coloque as cascas dos vegetais recém-descascados em um balde. Cubra com água fervente e deixe durante a noite ou até dois dias. Escorra pela manhã, filtre e aproveite o líquido obtido para regar as plantas.
  2. Chá de cavalinha
    O extrato de cavalinha pode ser usado como agente antifúngico, mas também pode ser usado para alimentar plantas de jardim. É preparado da mesma forma que uma infusão normal de cavalinha fresca ou seca. Leve uma panela com água para ferver, adicione uma pequena quantidade de cavalinha, deixe por 10-15 minutos e coe a mistura. Espere esfriar antes de usá-lo.
  3. Chá de urtiga
    O chá de urtiga é preparado fermentando a planta inteira ou apenas as folhas. Pode ser usado como fertilizante, principalmente para plantas como o tomate. A infusão de urtiga pode ser diluída e usada como fertilizante para tomateiros a partir de 10 dias após o plantio. Você também pode usar folhas frescas de urtiga, que enterra nos buracos onde transplanta as mudas.

Grãos de café

  1. Infusão de borra de café
    Este é um dos muitos usos alternativos do café. A infusão de café para fertilizar as plantas é feita simplesmente despejando um pouco de café restante (borra de café) na água que você usa para regar. Você também pode espalhar borra de café ao redor das raízes das plantas. O remédio é particularmente adequado para azaléias, mirtilos e rododendros.

Vegetal

  1. Chá de legumes
    Mantenha sempre a água do cozimento dos vegetais fervendo . Se você planeja usá-lo para regar e fertilizar plantas, a água do cozimento não deve ser salgada. Portanto, não adicione sal e tempere os legumes somente após o cozimento. Todos os minerais liberados pelos vegetais ficam na água. Deixe esfriar, dilua em regador e utilize o líquido obtido como fertilizante natural para suas plantas.

Camomila

  1. Chá de camomila
    O chá de camomila pode ser usado como adubo vegetal na compostagem. Adicionar chá de camomila ao composto composto apenas por composto e restos de comida acelera a decomposição dos resíduos orgânicos. Por exemplo, restos de cozinha, composto e chá de camomila são excelentes fertilizantes naturais.
  2. Chá de calêndula
    A infusão de calêndula é útil para aumentar a vitalidade das plantas no jardim ou em vasos. Prepare sempre pequenas quantidades da infusão e consuma-a rapidamente, despejando-a no solo na base das plantas . Por exemplo, 2 colheres de chá de calêndula seca são suficientes para 250 ml de água fervente. Deixe agir por 10 a 15 minutos e deixe esfriar antes de usar.

Leia também: Graças a este fertilizante natural, suas plantas crescerão duas vezes mais rápido

Dente de leão

  1. Chá de dente de leão
    O chá de dente-de-leão estimula o crescimento das plantas e enriquece o solo. Despeje duas colheres de chá de dente-de-leão seco em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por 10 a 15 minutos, filtre e deixe esfriar. Polvilhe pequenas quantidades na base das plantas, como se fosse um fertilizante comum de jardim.
  2. Chá de casca de banana
    As cascas de banana são um remédio natural adequado para fertilizar rosas. Corte uma casca de banana em pedaços pequenos e despeje em um recipiente com borrifador. Encha a garrafa selecionada com água, feche e deixe por quinze dias. Isso permitirá que as cascas de banana fermentem antes de usar. O resultado é um fertilizante líquido natural que você pode borrifar em volta das roseiras para fazê-las florescer.

Leia também: Quais plantas não devem ser fertilizadas com cinzas no jardim?