Orquídeas lindas, refinadas e sofisticadas nos transmitem emoções positivas e encantam a vista, e um grande crédito para isso é a nutrição adequada. A orquídea necessita de atenção especial durante a floração.
O cumprimento das regras de alimentação é condição necessária para o desenvolvimento favorável do seu amigo exótico em casa. A planta gasta uma grande quantidade de energia e recursos internos durante o período de floração, por isso a introdução de fertilizantes adicionais tonifica a orquídea e melhora seu estado.
Manutenção e fertilizantes necessários para o bom crescimento da planta
Para uma correta manutenção em casa e obtenção de resultados favoráveis, é fundamental distribuir corretamente a frequência de adubação , e saber exatamente o que adubar para a orquídea.
Os jardineiros mais experientes recomendam fortemente reduzir ao máximo a quantidade de fertilizantes nitrogenados , pois estes, ao ativarem o crescimento da folhagem, retardam significativamente o desenvolvimento dos botões.
Por esse motivo, a fertilização com fertilizantes nitrogenados deve ser interrompida alguns meses antes do início da produção de flores.
Cuidados com orquídeas em casa
Durante o período de floração de uma orquídea é melhor alimentá-la com fertilizantes fosfóricos ou potássicos . Na verdade, são justamente essas substâncias que podem estimular a formação e o desenvolvimento dos botões florais da planta.
A opção ideal seriam fertilizantes complexos e balanceados, especialmente desenvolvidos para alimentação. Aliás, a escolha de tais meios é bastante ampla. Apenas lembre-se de estudar primeiro a composição do fertilizante para ter certeza de que não contém nitrogênio .
A propósito, observe que as orquídeas são mais adequadas para alimentação com substâncias líquidas , por isso é melhor parar nelas. Muitos jardineiros recomendam dar preferência a um fertilizante complexo denominado efeito, cuja ação visa especificamente garantir o florescimento exuberante e duradouro da orquídea.
Quando termina a floração, as orquídeas entram em período de dormência . Começa depois que a última flor murcha, na ausência de botões em desenvolvimento. A planta deu muita força e nutrientes e agora precisa ser restaurada.
A velocidade e a intensidade da próxima floração em casa de uma beleza exótica dependem em grande parte dos cuidados adequados neste período. Um papel importante nesta questão será desempenhado pela nutrição adicional da planta , que lhe proporcionará um complexo de todos os oligoelementos e nutrientes necessários.
A beleza murcha e se regenera, tal é a vida perfeita de uma orquídea.
Fertilizantes naturais favoráveis ao crescimento desta planta
Para alimentar as orquídeas, alguns produtores utilizam matéria orgânica . Não se pode colocar os fertilizantes habituais de jardim (estrume, composto e húmus) no vaso, pois podem queimar as raízes. Para alimentar orquídeas organicamente, você pode usar remédios populares:
Infusões de chá ou café: contêm um conjunto de elementos minerais e biologicamente ativos em baixa concentração, acidificando o substrato.
As cinzas de madeira , ricas em sais minerais, devem ser diluídas em água e despejadas sobre as raízes.
Infusão de banana, que é fonte de potássio. A casca de uma fruta é embebida em um litro de água, guardada por dois dias, filtrada e diluída em água.
Decocção de batata – nutre a planta com potássio e melhora a floração.
Os fertilizantes não devem ser aplicados quando as orquídeas não estão crescendo . As orquídeas geralmente têm um período de dormência imediatamente após a floração.
O milagroso ingrediente natural para o florescimento da sua orquídea
Os fertilizantes para cebola contribuem para a formação e crescimento dos ovários das flores. Para preparar uma decocção de casca levemente saturada, você precisa de uma cebola média e um copo de água.
Despeje a vagem com água e ferva por dez minutos. Em fogo baixo, deixe descansar por uma ou duas horas e escorra. Antes de usar, dilua o concentrado com água em temperatura ambiente até obter um tom claro e regue as flores.
Além disso, a casca da cebola é rica em várias vitaminas, potássio, fósforo e manganês. Também estes são compostos por caroteno , elemento fundamental porque fortalece o sistema imunitário da planta . Assim, permitirá que a planta combata uma infinidade de doenças bacterianas e fúngicas para florescer com serenidade.