Fitopatia: tudo sobre a doença que ameaça as frutas cítricas italianas

As frutas cítricas italianas estão atualmente ameaçadas por algumas doenças importadas do exterior, como a Mancha Preta dos Citros (CBS). Isto em particular é causado pelo fungo Phyllosticta citricarpa e por isso também é conhecido como fitopatia. Este fungo afeta plantas cítricas em todos os climas subtropicais, reduzindo a quantidade e a qualidade dos frutos. Todas as cultivares comerciais são suscetíveis, mas as cultivares de maturação tardia e os limões são mais vulneráveis.

A Confagricoltura também deu o alarme em Bruxelas, que pediu maiores controlos e medidas de segurança para salvaguardar a produção na península italiana. Esta é uma ameaça que não deve ser subestimada, que como mencionado, pode afetar a qualidade e quantidade da cultivar.

O que é mancha preta cítrica

Laranja
Laranjeira (Orizzontenergia.it)

A organização de empresários agrícolas, Confagricoltura, explica que foram detectados 33 casos desta doença fúngica e por isso a situação deve ser mantida sob controlo. Aparece como uma mancha preta na casca das frutas cítricas, principalmente da África do Sul. As manchas escuras na fruta tornam-na invendável, causando danos. O que é preocupante é a sua propagação na Itália.

O presidente da Federação Nacional de Citrus da Confagricoltura, Giosuè Arcoria, informou que se as lavouras fossem afetadas pela fitopatia, todo o setor cítrico italiano estaria em grave perigo. Este ano, de facto, o vírus Citrus Sadza (CTV) teve de ser contido e outra infecção fúngica seria um duro golpe para a agricultura italiana.

As frutas cítricas passaram por momentos difíceis em 2023. O CTV, mais conhecido como vírus do blues cítrico, é nativo do Sudeste Asiático e se espalhou como um incêndio por todo o mundo, atacando milhões de árvores. A prevenção neste período histórico, portanto, é mais importante do que nunca.

Como prevenir a infecção fúngica

A ameaça inclui ações imediatas que ajudam a proteger o setor agrícola italiano. São necessários mais controlos para estabelecer as suas intercepções e a sua retirada do comércio. A CBS é uma doença muito contagiosa para frutas cítricas, mas parece escapar de qualquer controle. Tangerinas, toranjas e laranjas são as frutas cítricas mais afetadas que vêm da África do Sul e de Israel, relatando também a presença de Falsa Cydia , a mariposa-crocodilo dos citros.

O mercado de citrinos na União Europeia representa 500.000 hectares de terra. A Itália possui 140 mil e produz aproximadamente 3 milhões de toneladas de frutas cítricas no valor de 1,5 bilhão de euros. É o segundo maior produtor europeu depois de Espanha e o décimo terceiro a nível mundial. Uma desaceleração na produção poderia, portanto, custar muito à economia italiana.