Fungicida super caseiro para plantas: Não é tóxico e é fácil de preparar!

Fungicida DIY para Plantas – Não é tóxico, mas é eficaz!

Agora que a natureza está exuberante e em plena floração, devemos pensar em prevenir ou remediar possíveis fungos em nossas maravilhosas plantas. Para favorecer a sua proliferação, existe sempre a temida humidade. Muita chuva, muita água na irrigação, e a nossa vegetação é atacada e afetada por esses microrganismos que a esgotam de substâncias vitais e a sufocam.

Existe no mercado uma vasta gama de produtos que nos podem livrar do problema, mas, como pode ler na embalagem, então deve afastar-se da zona onde os aplicou durante 24/48 horas. Se vivermos com crianças pequenas ou animais de estimação, os riscos para a saúde deles também são o dobro dos riscos para a nossa. Independentemente disso, o facto é que os agentes químicos transportados são tóxicos e prejudiciais para nós e para o ambiente. É melhor optar por remédios naturais.

Se você acha que eles podem ser um pequeno paliativo em comparação aos produtos industriais, você não está no caminho certo. Os métodos que hoje vamos ilustrar pertencem a uma antiga tradição camponesa que permitiu florescer primeiro a agricultura e depois apenas as plantas ornamentais, mas com total respeito pelo ecossistema.

Vamos ver como fazer!

Fungicida DIY para plantas ornamentais, pomares e campos agrícolas.
Os fungos são bactérias e o antibacteriano natural mais poderoso é o bicarbonato de sódio. Nem é preciso dizer que com a sua simples ajuda podemos libertar as nossas plantas, sejam elas quais forem, de qualquer espécie e variedade, da presença e do ataque destas pragas. Além disso, também podemos prevenir a sua ocorrência.

Para fazer um fungicida verdadeiramente eficaz, vamos:

1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 litro de água (água da torneira ou água residual, como macarrão ou água de ar condicionado)
1 colher de chá de sabonete líquido natural neutro
1 x Nebulizador
Encha a garrafa com água, adicione bicarbonato de sódio e sabão, de preferência de Marselha, em sua versão líquida. Enrosque o bico e agite vigorosamente, depois pulverize as folhas, caules e raízes da sua folhagem.

O vinagre branco também é um excelente repelente, mas não deve ser combinado com bicarbonato de sódio, caso contrário a carga antibacteriana será anulada. Porém, é ativado quando misturado com suco de limão.

Use ambos os charutos nas seguintes quantidades:

1 litro de vinagre
1 copo grande de suco de limão filtrado.
Não dilua a solução com água. Transfira a mistura para o borrifador e borrife periodicamente nas plantas do jardim, pátio ou pomar.

Simples e eficaz, natural e não tóxico, o seu fungicida permitirá viver ao ar livre sem perigo.