

Rododendro, Camélia, Calluna de verão e inverno… Você conhece essas plantas perfeitamente e sabe que elas precisam de solo ácido. O solo de urze é, portanto, essencial!Mas o que realmente está escondido por trás do termo “terra de urze”? E sobretudo como e para quais plantas utilizá-lo?
Para mais:
O que exatamente é solo de urze?
Simplificando, o solo de urze pode ser definido como o substrato no qual a urze cresce! É uma charneca muito ácida , que também se encontra na vegetação rasteira de coníferas. Provém naturalmente da decomposição de plantas como a urze ou os espinhos e cascas das coníferas , que ocorre à sombra ou sombra parcial. Este solo de urze tem um pH em torno de 4 a 5 .
Como poucos jardins possuem solo naturalmente ácido, é possível obtê-lo comercialmente. No entanto, existem dois tipos de solo de urze : o verdadeiro solo de urze florestal e o chamado solo de “urze”:
A verdadeira terra da urze florestal :
- É essencialmente composto por restos vegetais decompostos de urze e/ou coníferas (folhas, galhos, espinhos, etc.), cultivados em florestas controladas, e areia. Este terreno vem na maioria das vezes de Sologne, continua mais caro porque é raro.
A chamada terra “urze” :
- É reconstituído e composto por terra siliciosa, areia, resíduos vegetais, cascas e agulhas de pinheiro, composto , e por vezes turfa , castanha ou loira, ou fertilizantes naturais como chifre seco, guano, etc. Como as turfeiras demoram muito para serem reabastecidas, é preferível usar áreas de charneca sem turfa. Observe que a palavra “chamado” raramente aparece na embalagem!
Vantagens e limitações do solo de urze
O solo de urze tem um nível de acidez (sempre inferior a 6) perfeitamente adequado às plantas acidófilas. É também uma terra rica em húmus porque provém diretamente da decomposição de resíduos vegetais. É um solo leve e perfeitamente drenado que aquece muito rapidamente na primavera.
No entanto, essas vantagens também podem se tornar desvantagens quando a urze é usada incorretamente! Na verdade, o solo de urze contém poucos nutrientes , como nitrogênio e fósforo. Também é muito permeável devido ao seu teor de areia e não possui capacidade de retenção de água. Depois de seco, o solo de urze é difícil de reumidificar.
Como usar urze terra?
A combinação dessas qualidades e defeitos exige o uso cauteloso da terra de urze. Na verdade, um solo muito ácido reduz consideravelmente a atividade da microfauna presente no solo como minhocas , colêmbolos, etc., porque não encontram ali nutrientes suficientes.
Por isso, seja para plantar em vasos ou no solo, é fundamental nunca utilizar apenas solo de urze. É absolutamente necessário misturá-lo com um bom solo de jardim em partes iguais. Basta misturar a terra extraída do buraco com a terra de urze.
Para fortalecer a acidez do solo, também é possível adicionar cobertura morta de agulhas e cascas de pinheiro .
Que plantas plantar em solo de urze?
Alguns exemplos de urze:
- Rododendro e azaléia _
- A camélia
- L’ Hortensia ( hortênsia )
- Samambaias _
- Urze ( Calluna ) _
- Bordo japonês ( Acer palmatum )
- O pieris ou andrômeda do Japão
- A Magnólia
- Dafne_ _
- Leptospermum _
- A hamamélis
- O sarcococo
- Está calmo
- Caramelo ( Cercidiphyllum japonicum )
- Centáurea doce ( Clthra alnifolia )
Alguns cuidados com urze
- Plante urze à sombra parcial ou à sombra , por exemplo na vegetação rasteira, ao longo de uma parede protegida do vento ou à sombra de uma sebe.
- Regue bem no verão para manter o solo fresco, mas evite solo encharcado no inverno