Heléboro fétido: cultivo, manutenção e toxicidade

Heléboro fetide - Helleborus foetidus - pied de griffon

O heléboro sujo também é conhecido como pé de grifo, rosa de cobra, pata de urso, freio de cavalo e erva daninha.

O heléboro fétido em resumo:

Nome latino  : Helleborus foetidus
Família  : Ranunculaceae

Tipo  : planta herbácea perene
Altura  : 30 a 80 cm
Solo  : calcário, pedregoso, argiloso ou argiloso, fresco ou seco

Floração  : janeiro a abril – Folhagem  : perene

Toxicidade  : muito tóxico

Esta é uma planta relativamente comum na França . Na verdade, esta erva florescente cresce em estado selvagem nas margens das florestas, nas bordas e nas clareiras, exceto no norte da França e na Bretanha.

Este heléboro-caule assenta sobre um caule grosso e reto, de 30 a 80 cm de altura, com folhas lanceoladas de 15 a 25 cm de comprimento, dispostas em leques , e de cor verde escura. Folhagem perene que cresce principalmente sob a inflorescência. As folhas têm a particularidade de exalar mau cheiro quando amassadas.

Quando maduro, Helleborus foetidus produz um pedúnculo apical. As flores produtoras de mel, com 1 a 3 cm de diâmetro e formato de sinos inclinados , nunca se abrem totalmente. Eles têm uma cor verde pálida  e são delimitados por uma borda roxa.

Crescendo heléboro fétido

O pé de grifo aprecia ser cultivado em local ensolarado ou semi-sombreado, ao abrigo do vento, e de preferência em solos com tendência a calcário, ligeiramente ácidos a muito básicos, tanto secos como frescos.

Muito resistente (acima de -15°C), o fétido heléboro é uma planta perene fácil de cultivar, mas de crescimento bastante lento . Portanto, leva entre 1 e 2 anos para se estabelecer.

Plantando o pé de grifo

O heléboro fétido é plantado na primavera ou no final do verão . Proceda com cuidado, pois este Helleborus não gosta de ser transplantado.

Exposição  : ensolarado a sombra parcial

  1. Adicione mofo foliar ou matéria orgânica ao solo de plantio.
  2. Afaste as plantas o suficiente para promover o seu desenvolvimento adequado.
  3. Regue diretamente após o plantio.
  4. Instale uma camada de cobertura morta com 2 a 5 cm de espessura na base das plantas.

Manutenção de Helleborus foetidus

Heléboro fétido - Helleborus foetidus

Remova as folhas murchas regularmente, especialmente quando os botões das flores aparecerem. Remova também as flores gastas assim que as sementes caírem. Em seguida, substitua o solo da superfície, ao pé do heléboro, por composto ou esterco bem amadurecido.

Adicione também composto ao solo durante o outono e a primavera para estimular o florescimento do fétido heléboro .

Cuidado, Helleborus foetidus não gosta de umidade estagnada , que pode causar o apodrecimento de suas raízes. Por outro lado, o coto nunca deve secar completamente durante o verão.

Multiplicação do heléboro fétido

Uma vez instalado, o pé de grifo não é difícil de propagar, pois produz mudas espontâneas . As sementes são transportadas principalmente por formigas que se encarregam de dispersá-las pelo jardim.

Observe que as sementes frescas germinam facilmente ao ar livre e em solo fresco.

Doenças e pragas

O heléboro fétido é suscetível à podridão negra e pode apresentar manchas nas folhas . Quanto às pragas, os pulgões e os caracóis são os seus principais inimigos.

Toxicidade do heléboro fétido

Uma vez considerada uma planta medicinal que se acredita tratar a insanidade, este heléboro é na verdade o mais tóxico de todos . Em questão: os glicosídeos, helleborina, heleboreína e a saponina que contém.

Na verdade, todas as partes da planta são tóxicas, especialmente as raízes. Mesmo o contato com a pele pode causar vermelhidão e irritação. Portanto, use luvas para lidar com seus heléboros nojentos.

Diz-se que o fétido heléboro tem o poder de manter as cobras longe do jardim.