Entre as novas técnicas que recebem cada vez mais apoio está a hidrocultura , ou cultivo de plantas em ambiente aquático, método que pode ser realizado para qualquer tipo de planta, mesmo as suculentas que requerem menos cuidados e menos água. O cultivo tradicional é feito com solo que libera nutrientes para a planta, mas se estes forem fornecidos de forma diferente, o solo também pode ser evitado sem comprometer a saúde da planta.
Ainda não existe uma difusão generalizada deste tipo de cultivo apesar das suas origens serem muito datadas. Só nos últimos anos esta técnica foi recuperada e utilizada para criar plantas que não só são bonitas, mas que andam de mãos dadas com o design, tornando-se peças únicas e absolutamente valiosas.
LEIA TAMBÉM -> Plantas suculentas, método de multiplicá-las: passos a seguir
Hidrocultura, como propor novamente esta técnica em casa
LEIA TAMBÉM -> Orquídea desbotada, com este remédio caseiro a planta voltará a florescer
Para prosseguir com a hidrocultura você precisa:
- Em primeiro lugar, vasos transparentes e de tamanho compatível com a planta que ali será colocada.
- Argila expandida que substituirá o solo.
Compras opcionais:
- Indicador de nível de água para garantir que não esteja abaixo do nível útil para a planta;
- Fertilizante granulado para nutrir a planta;
- Seixos decorativos , para tornar a sua planta uma obra-prima e absolutamente glamorosa.
Os passos para proceder à hidrocultura são muito simples e intuitivos. Comece criando uma fina camada de seixos decorativos, adicione água e continue com argila expandida e fertilizante granulado (se este tiver sido adquirido). O vaso deve ser preenchido 2/3 , adicionar a planta previamente retirada delicadamente do vaso e limpa de qualquer resíduo de terra. As raízes devem ser empurradas para o fundo até que não seja mais impossível arrancá-las.
Estes são os passos a seguir para revitalizar a hidrocultura em casa. Passos muito simples de repetir e que não apresentam grandes dificuldades. Porém, certamente você receberá algo único que tornará a casa ainda mais intrigante e acolhedora. Uma forma de se divertir e produzir algo novo envolvendo até os mais pequenos.