Horta de dezembro: todas as hortaliças para plantar neste período

Dezembro é o mês perfeito para semear vegetais que estarão prontos bem a tempo para a primavera. Aqui está uma lista detalhada dos melhores vegetais para cultivar em dezembro.

  • Ervilhas

Um dos melhores vegetais para semear neste período são as ervilhas. É uma leguminosa muito fácil de cultivar porque, sendo muito resistente ao frio, oferece resultados garantidos e um crescimento muito rápido. O ideal é cultivá-los quando a temperatura externa média estiver entre 5 e 15 graus. Abaixo desta temperatura mínima o vegetal não aguentaria.

  • Espinafre

Ao contrário das ervilhas, o espinafre pode suportar temperaturas ainda mais severas, com temperaturas mínimas para sua sobrevivência chegando a -8 graus. Esta é a melhor época para semeá-los e no final do inverno já estarão prontos para serem colhidos e degustados, cozidos ou crus em saladas.

  • Chalota

A chalota é uma planta herbácea pertencente à família Liliaceae, semelhante no formato ao alho, mas no sabor à cebola. Pode ser semeada no final do inverno na horta e será possível colher no mês de fevereiro. O lado positivo deste vegetal é que pode ser conservado por muito tempo, até muitos meses, desde que guardado em local seco e fresco.

  • Alho

O alho é um vegetal bulboso que pode ser facilmente cultivado na horta semeando-o no início de dezembro. É uma das hortaliças mais recomendadas para cultivar neste período, mesmo que você viva em áreas da Itália caracterizadas por invernos extremamente rigorosos. Na verdade, as chalotas podem até resistir a temperaturas de até -15 graus. A colheita do alho só será possível no verão, entre os meses de junho e agosto, quando os bulbos estarão perfeitos para uso na cozinha.

  • Grãos de fava

A fava é um dos vegetais mais populares, especialmente no centro e sul da Itália. Eles podem ser facilmente cultivados no jardim semeando-os em dezembro. No entanto, isso é verdade se você mora em uma área de clima temperado, como as do sul da Itália. Se você mora no norte, porém, precisará esperar até o final do inverno para semear o feijão.