
Em novembro abandonamos a semeadura em favor das colheitas. Protegemos os vegetais de inverno e enriquecemos o solo para a primavera seguinte. Um rápido panorama do trabalho na horta em novembro.
Para mais:
Trabalho de novembro no jardim
Semeando na horta em novembro
Cenouras (cobertas)
Feijão (regiões com invernos amenos)
Alface para forçar (coberto)
Cebola branca (semeadura em setembro, transplante ou plantio em novembro)
Ervilhas com grãos redondos ou enrugados e precoces
Colheitas da horta em novembro
Beterraba
Cenouras
Aipo-rábano
Chicória crespa e escarola
Colheita de vegetais em novembroCouve Cabus, Milão ou repolho roxo
Couve-flor
Brócolis
Couve de Bruxelas
Abobrinha (regiões de clima ameno)
Espinafre
Mastigado
Nabos de outono
Alazão
Alho-poró
Peras
Abóboras
Rabanete
Rabanetes pretos
Scorzonera
Salsificar
Tetrágonos
Enriquecer o solo
fertilizar o solo enriquecer outono invernoPara ter um solo rico e fértil é importante trabalhá-lo. O outono é a época ideal para enriquecer o solo e assim beneficiar de um substrato alterado na primavera seguinte. Considere remover todas as plantas vegetais que não estão mais produzindo e colocá-las na compostagem. Verifique previamente se não estão doentes, para não contaminá-los. Remova as ervas daninhas e trabalhe o solo com uma grelinete . Em seguida, espalhe uma boa camada de composto ou esterco e cubra com cobertura morta natural.
Montando vegetais
Alguns vegetais de inverno precisam ser escaldados para remover o amargor ou torná-los mais macios. É o caso da chicória crespa, do aipo, do cardo e da erva-doce . Basta então juntar a terra na base da planta, para privá-la de luz.
Protegendo os vegetais do inverno
proteção de culturas vegetais vegetais friosCom a chegada das geadas do mês de novembro, as temperaturas começam a cair e a umidade está presente. É importante proteger seus vegetais para continuar a colheita com tranquilidade. Pode optar por um véu de inverno que tem a vantagem de proteger do frio e ao mesmo tempo permitir a passagem do ar. Basta colocá-lo sobre os vegetais de inverno , apoiando-o no chão com pedras. O túnel de inverno é uma segunda possibilidade. À prova d’água, é colocado em aros e é feito de plástico. Você deve se lembrar de levantá-lo para ventilar o túnel regularmente.
Colheita e armazenamento de raízes
A maioria dos vegetais de raiz dura vários meses após a colheita. Para isso, é importante armazená-los bem. Retire a folhagem dos vegetais e sobretudo não os lave.
Armazenamento em silo
Para fazer isso, você pode colocá-los em um silo cheio de areia. É um tanque hermético, no qual você coloca os vegetais entre duas camadas de areia. Tome cuidado para que os vegetais não se toquem para evitar o aparecimento de doenças. As raízes para manter em silos são batatas, cenouras, nabos , nabos, beterrabas, salsifis, alcachofras de Jerusalém , etc.
Silo reciclado
Você também pode criar um silo, reciclando o tambor de uma máquina de lavar, por exemplo. Em seguida, cave um buraco do tamanho de um tambor, que forre com palha. Em seguida, coloque o tambor no buraco e insira também o canudo dentro. Basta colocar os legumes dentro, isolando-os uns dos outros com palha. Em seguida, feche o tambor e instale uma lona impermeável.