Hortelã selvagem ou hortelã do campo para cultivar em seu jardim

O cheiro desta hortelã selvagem crescendo em um campo costuma ser tão forte que você pode cheirá-la muito antes de poder vê-la.

As hortelã são um gênero (Mentha) de plantas herbáceas perenes da família Lamiaceae, na subfamília Nepetoideae, que inclui uma série de espécies, muitas das quais são cultivadas como ervas, especiarias, plantas ornamentais e medicinais.

É fácil reconhecê-los: esfregue uma folha para liberar seu cheiro. Na dúvida, procure folhas opostas e nervuras muito pronunciadas.

Continue lendo para obter informações sobre hortelã selvagem e aprender mais sobre o cultivo de hortelã selvagem em seu jardim.

Informações sobre hortelã do campo

Os nativos americanos costumavam beber chá de hortelã como remédio para resfriado, e ainda hoje é usado para chás e condimentos alimentares.

É uma planta de hortelã de aparência incomum, com um caule quadrado que cresce de 15 a 45 cm de altura com tufos de flores fofas ao redor do caule a cada poucos centímetros.

Tal como acontece com outros tipos de hortelã, você pode colher folhas de hortelã selvagem de manhã cedo para obter o melhor sabor.

Aprecie-os frescos picados em chá gelado, polvilhados em uma salada ou misturados em uma variedade de pratos.

Seque as folhas para armazenamento a longo prazo. Você pode desfrutar de chá de menta com folhas frescas ou secas.

Condições de cultivo de hortelã selvagem

hortelã selvagem

O plantio de hortelã selvagem começa com a escolha do canteiro certo para plantá-la. Esta planta não gosta de secar, por isso os solos arenosos não são o melhor ambiente para o cultivo de hortelã selvagem.

Cave uma boa quantidade de composto em solos arenosos para ajudar a mantê-lo úmido. Certifique-se de que o local de plantio proposto inclua sol pleno ou quase pleno. Pode tolerar sombra clara, mas não manchas de sol, como debaixo de uma árvore.

A hortelã é uma das plantas mais invasivas que você pode colocar no seu jardim e pode ocupar um quintal inteiro em apenas alguns anos.

A maneira mais fácil e barata de evitar isso é plantar todas as plantas de hortelã em vasos e nunca colocá-las no próprio jardim.

Use solo rico para vasos e um vaso grande para permitir que a hortelã se espalhe um pouco e mantenha as flores sem cabeça para evitar que sejam semeadas no solo vizinho.

Plante sementes de hortelã silvestre no outono, depois que as folhas caírem das árvores, ou guarde-as na gaveta mais fresca da geladeira por pelo menos três meses antes de plantá-las na primavera.

Plante as sementes espalhando-as no solo e regando-as. As mudas devem germinar em cerca de uma semana.

Algumas semanas após o plantio, aperte os brotos para estimular novos ramos: corte a ponta do caule entre o polegar e o indicador. Assim, as hastes laterais crescerão. Você pode repetir a operação várias vezes na extremidade de cada haste.

A hortelã selvagem prefere solo seco: regue principalmente logo antes do plantio, durante os períodos muito quentes e, claro, se você estiver cultivando hortelã em um vaso.

Dica profissional: Nunca regue sob a luz solar direta: isso pode queimar a folhagem e desperdiçar água. Regue à noite, mas não tarde demais.

Hortelã selvagem: a colheita

Você pode colher folhas de hortelã durante a primavera e o verão, conforme necessário. Escolha preferencialmente as folhas maiores cortando todo o caule para estimular a germinação de novos brotos.

É melhor colher de manhã, antes que o sol estrague a qualidade aromática das folhas.

Aproveite também para retirar todos os botões cujo crescimento cansa a sua hortelã em detrimento das folhas!

Depois do inverno, geralmente não sobra muito da sua hortelã além de alguns caules lenhosos! Você pode cortá-los – é da raiz que os brotos começarão de novo!

Hortelã Selvagem: A Divisão

A divisão da planta é normalmente realizada na primavera ou no outono.

Comece desenterrando a planta pelas raízes, separe-as com cuidado e transplante cada seção para uma mistura de solo de jardim, adicionando um pouco de composto.

Regue generosamente durante duas a três semanas.

Hortelã selvagem: Repotting

hortelã

Repot plantas em vasos todos os anos, adicionando um pouco de composto: a hortelã não requer muito, mas cultivá-la em um vaso acabará por torná-la um pouco pálida, e replantá-la irá rejuvenescê-la.

Hortelã é invasiva 

Evite plantar hortelã dentro ou perto de seus canteiros de flores normais, pois ela eventualmente tentará assumir o controle.

Esta é uma ótima planta para um jardim de ervas rochoso, um canto esquecido do seu quintal ou uma área de tráfego intenso.

A hortelã começa a se espalhar depois de um ano no solo.

A hortelã se espalha a partir de suas raízes subterrâneas. Ele pode percorrer grandes distâncias e passar por obstáculos para chegar aonde deseja, então tenha isso em mente ao plantar.

Mas isso não acontecerá da noite para o dia. Mesmo que às vezes possa parecer assim. Fique de olho e remova todas as plantas novas que você não deseja.

Provavelmente a melhor maneira de cultivar hortelã é em uma plantadeira. Isto irá garantir que ele fique onde você deseja, sem qualquer preocupação de que ele volte para o seu jardim.

Se você plantar em uma horta, ele tentará assumir o controle. Certifique-se de plantar outras plantas que possam acompanhá-lo.

Outras ervas perenes resistentes, como alecrim, sálvia, orégano e tomilho, geralmente toleram a natureza agressiva da hortelã, especialmente se já estiverem estabelecidas.