Esta magnífica planta de casa nativa do Sudeste Asiático e da Austrália realmente se destaca das plantas verdes tradicionais. Distingue-se pela abundância da sua folhagem suculenta com ramos verdes escuros e vidrados mas sobretudo pelos seus bouquets florais, muito perfumados, tendo a delicadeza e o brilho da porcelana.
Cultive adequadamente hoya, a flor de porcelana
A Hoya forma um arbusto trepador capaz de atingir os 3 m de altura no exterior, cujos ramos flexíveis agarram-se a suportes por meio de grampos, mas também por enrolamento.
No interior , é fácil apoiar a planta numa pequena treliça, numa estaca, ou conduzi-la suspensa.
Localização e exposição:
- A Hoya necessita de luz mas sem sol direto .
- Assim que os botões das flores aumentarem na primavera, evite mover a planta ou colocá-la no jardim. Uma mudança de orientação leva à queda inexorável dos botões e às vezes à ausência de floração por 2-3 anos. Estes últimos formam-se sempre nos mesmos caules muito curtos, com cerca de 1 cm de comprimento, que permanecem na planta e tornam-se mais numerosos com o passar dos anos.
- No inverno , temperaturas em torno de 12-15°C são benéficas para respeitar o período de dormência favorável à floração. É por isso que a situação numa varanda mal aquecida e com pouca rega é adequada.
Regar e fertilizar hoyas:
- Mantenha a umidade constante, mas não excessiva, durante o crescimento do caule.
- Pulverize a folhagem se o ar estiver seco. Para maior comodidade, adquira um tanque reserva que difundirá lentamente a água necessária; existem até alguns para suspensões. No entanto, certifique-se de que as raízes não transbordam para a reserva, caso em que será necessário replantar.
- Adicione um fertilizante para flores, rico em potássio, a cada 15 dias durante a primavera e o verão.
Quando replantar a flor de porcelana?
Hoya pode ficar muito tempo no mesmo vaso ou recipiente , até que suas raízes transbordem.
- Em seguida, replante na primavera , tomando cuidado para não perturbar muito o torrão.
- Use uma mistura bastante leve de solo especial para vasos, possivelmente misturado com areia.
- De vez em quando, poda os galhos que se tornaram muito invasivos para tornar a planta mais compacta.
Para mais:
Doenças e parasitas
Hoya é muito fácil de cultivar se você permitir que a superfície do solo seque bem entre duas regas. Como suas folhas são suculentas, resiste muito bem à falta de água . :
Manchas amarelas ou marrons nas folhas
Algumas folhas podem apresentar manchas amarelas ou marrons após infecção por fungo.
- Basta cortar as folhas afetadas e esperar alguns dias antes de regar.
- É raro que a infecção se espalhe para toda a planta. Às vezes, partes das hastes secam completamente. Basta excluí-los.
Hoya e cochonilhas:
É bastante comum observar cochonilhas ou insetos escudos nos caules, na inserção e sob as folhas.
- Verifique cuidadosamente a planta ao comprar e rejeite plantas infectadas;
- Caso contrário, resta apenas verificar a planta regularmente e esmagar as “crostas” amarelas ou marrons ou massas pegajosas brancas todas as semanas. Aqui está uma receita que experimentei e que também funciona bem em orquídeas, um tratamento à base de sabonete preto e óleos essenciais, para ser aplicado duas vezes, com intervalo de meia hora. Isso não nos impede de permanecer atentos apesar de tudo porque as infestações são muito rápidas, principalmente em casa.
Para 1 litro de solução:
- 20 gotas de óleo vegetal,
- 10 g de gerânio rosat,
- 5 gotas de hortelã-pimenta,
- 5 gotas de Petit Grain Bigarade,
- 2 gotas de sabonete preto.
- Armazene longe da luz.
Saiba mais sobre hoya
Existem mais de 200 espécies, mas as mais comuns são Hoya carnosa e Hoya bella . Esta última, de vigor mais fraco, oferece flores com coração vermelho mais intenso. As cultivares de H. carnosa ‘Compacta’ com folhas crespas e ‘Variegata’ com lâminas brancas variegadas também são menos vigorosas.
Floração sublime:
Hoya pertence a uma família incomum, a das Asclepiadaceae (como Wattakaka ) , cujas flores nascem em longos pedúnculos reunidos em buquês redondos. Cada flor apresenta 5 pétalas refletidas sob uma coroa cerosa.
A abertura das corolas é um verdadeiro espetáculo ao qual se somam aromas poderosos liberados durante a noite! Os botões rosados eclodem sincronizadamente, revelando que o interior das pétalas parece branco puro. O coração de cada corola se intensifica com o passar dos dias até se tornar granada. As flores secretam um néctar doce que brilha em forma de gotículas e deixa um depósito ligeiramente pegajoso na folhagem.
O espetáculo da floração pode durar do final da primavera até o outono!