Para proteger as plantas de doenças fúngicas perigosas, você pode contar com uma solução muito eficaz.
Com o regresso dos dias bonitos surge a vontade de enriquecer a sua casa e também o jardim com lindas plantas , capazes de dar brilho e cor aos vários ambientes. Além disso, cultivar plantas também significa poder desfrutar dos seus frutos: pense, por exemplo, no tomate, mas também no pepino, na abobrinha, na berinjela e muito mais. Porém, como sabe quem conhece o assunto, as plantas devem ser sempre cuidadas com cuidado para que cresçam saudáveis e fortes. Infelizmente, as doenças das plantas estão sempre ao virar da esquina, mas felizmente existem soluções eficazes que permitem proteger os nossos amigos verdes.
Doenças das plantas, como evitar com este remédio: bastam alguns passos
O período de verão, ou aquele em que as temperaturas atingem (e ultrapassam) facilmente os 30 graus , permite que as plantas se defendam melhor contra algumas doenças.
Por exemplo, a requeima, uma doença bastante comum nas plantas, não se desenvolve nessas temperaturas. Porém, com a volta das chuvas a situação muda completamente, pois a temperatura do ar cai e a umidade toma conta . Estas são precisamente as condições ideais para o desenvolvimento de doenças fúngicas nas plantas.
A requeima afeta principalmente tomateiros e vinhas, mas as doenças podem atacar todas as plantas . O que podemos fazer para proteger nossas plantas e garantir que não adoeçam?
A melhor solução é contar com alguns preparados biológicos para pulverizar as plantas , a fim de garantir uma proteção eficaz contra doenças fúngicas.
Só para dar um exemplo, um dos produtos mais utilizados na defesa das plantas é o sulfato de cobre , excelente para proteger vinhas, vegetais e frutas.
Utilizado desde a antiguidade, o sulfato de cobre é um excelente fungicida e bactericida. Por se tratar de um produto químico, o conselho é borrifar sulfato de cobre nas plantas quando as temperaturas não são muito altas , caso contrário corre-se o risco de piorar a situação com o calor em vez de melhorá-la.
Portanto, o sulfato de cobre pode ser aplicado no outono e no inverno. Nos tomateiros, é bom borrifar sulfato de cobre algumas semanas antes de os frutos amadurecerem.
Bicarbonato de sódio e leite também são excelentes proteção para nossas plantas
Outros elementos que podemos usar para proteger nossas plantas de doenças fúngicas são o bicarbonato de sódio e o leite . Durante o amadurecimento das frutas, obviamente não é recomendado o uso de produtos químicos, enquanto o bicarbonato de sódio e o leite podem ser usados com segurança.
Embora estas sejam soluções menos “potentes” que o sulfato de cobre, o seu efeito protetor nas plantas ainda é satisfatório . O ideal é borrifar a solução caracterizada por bicarbonato de sódio ou leite pelo menos uma vez por semana.
Os frutos, neste caso, podem ser colhidos e consumidos ainda imediatamente após a pulverização . Em pouco tempo perceberemos como nossas plantas estarão crescendo fortes e saudáveis, sem perigo de doenças fúngicas.