Jardim, com esta técnica milenar você não precisará mais comprar tomates durante meses inteiros

 tomate, alimento básico presente tanto no verão como no inverno em molhos para massas e pratos tradicionais, ocupa um lugar especial nas nossas mesas. Para aqueles que desejam cultivar tomates em seu jardim, os especialistas compartilham uma técnica testada pelo tempo que garante uma colheita abundante dessas adoradas frutas vermelhas. Mesmo indivíduos com hortas modestas podem adotar esse método com sucesso. Vamos nos aprofundar nos detalhes desta abordagem de cultivo antiga, porém eficaz.

Conselhos de especialistas sobre o cultivo de tomates no jardim:

  1. Comece pelas sementes: Inicie o processo de cultivo do tomate plantando as sementes em potes com furos na base. Cada frasco pode acomodar aproximadamente quatro sementes de tomate. Coloque os potes em local fechado e ensolarado, de preferência no final do inverno.
  2. Observe as mudas: À medida que os dias avançam para a primavera, os primeiros brotos surgirão, eventualmente se transformando em mudas robustas. O jardineiro normalmente seleciona as mudas mais saudáveis ​​e desenvolvidas para transplantar para o jardim.
  3. Escolha um local ideal: Opte por um local com jardim protegido da luz solar direta e que sofra flutuações mínimas de temperatura durante a noite.
  4. Prepare o Solo: Antes de transplantar as mudas consulte especialistas para garantir que o solo esteja adequadamente nutrido. Mantenha uma temperatura adequada ao redor das raízes, possivelmente aplicando uma cobertura morta feita de materiais naturais. Essas medidas protegem o cultivo de bactérias, fungos e variações de temperatura.
Cultivo de tomate

A técnica para colheita abundante de tomate:

Considerando que a maioria das variedades de tomate são trepadeiras, os especialistas recomendam o uso de estacas para dar suporte estrutural. Isto não só facilita a escalada, mas também garante uma exposição adequada à luz, promovendo o crescimento sem ser influenciado pela umidade do solo.

Tomates do jardim

Erros comuns a evitar:

  1. Negligenciar estacas: A não instalação de estacas pode levar a uma estrutura inadequada e instável, prejudicando a produção ideal de tomate.
  2. Colocação tardia da estaca: Instalar estruturas de suporte após as plantas terem enraizado é um erro comum, mas prejudicial, arriscando danificar o vegetal e dificultando o seu crescimento.
  3. Escolhendo a estrutura certa: Opte por estruturas de suporte de madeira ou silicone que permitam que os tomates subam com eficácia. A escolha da estrutura é vital, adaptando-a ao tipo específico de tomate que se cultiva. Um sistema de suporte bem concebido melhora o crescimento vertical, contribuindo em última análise para uma produção de tomate mais abundante.