Jardim marinho: todas as plantas adequadas para salinidade

Antes de fazer uma verdadeira lista de plantas aptas ao salgado, é bom saber quais são todas aquelas plantas que nascem justamente nestas condições climáticas. Seu nome é plantas halófitas e são espécies endêmicas da bacia do Mediterrâneo. A característica dessas plantas está na capacidade de assimilar sal em suas células. Vejamos algumas das plantas halófitas mais difundidas na Itália, para que possamos escolher as que mais se adaptam às nossas necessidades, para criar um jardim à beira-mar perfeito.

Salicórnia
Mais conhecida pelo nome de Espargos do Mar, a Salicornia deve este segundo nome à forte semelhança com um espargo e tal como este vegetal também pode ser consumida. Extremamente benéfica para a saúde, esta planta necessita de um substrato salino composto de terra e areia para ser cultivada, a fim de reproduzir seu habitat natural.

Artemísia
Conhecida por suas folhas em formato de estrela, a Artemísia é uma planta aromática conhecida por suas propriedades benéficas e sua história. Cresce espontaneamente não só nas zonas costeiras mas também nas montanhas e é possível cultivá-la no nosso jardim à beira-mar. Basta plantar em local ensolarado e com substrato rochoso. Você só terá que regar em verões muito secos.

Molho de refrigerante
Também é conhecida pelo nome de agretto e também é uma planta comestível. Pertence à família Chenopodiaceae. Muitos também a conhecem pelo nome de barba de frade devido ao formato particular de suas folhas. Adora viver em solos ricos em sal e é fácil encontrá-lo nas praias do Mar Adriático e Jónico. Para o seu cultivo será necessário um substrato extremamente rico em sal, talvez enriquecido com composto caseiro. Por se tratar de uma planta extremamente resistente à seca, não será necessário regá-la, mas as chuvas sazonais normais serão suficientes.