Lavanda Aspic, uma lavanda nativa do Sul

Lavanda Aspic - Lavandula latifolia

Aqui está uma lavanda que se distingue pela folhagem e pela floração tardia. Esta é a alfazema aspic, tipicamente mediterrânea.

Resumindo  :

Nome latino  : Lavandula latifolia
Família  : Lamiaceae
Tipo  : Subarbusto

Altura  : 60 cm
Exposição  : Sol pleno
Solo  : Drenado, pobre, pedregoso

Robustez : Até – 10 °C – Folhagem  : Perene – Floração  : Verão

A plantação Lavandula x intermedia

A alfazema Aspic prospera em solos pobres, pedregosos ou arenosos, secos e perfeitamente drenados . Adicionar composto ou estrume durante o plantio é completamente desnecessário.

Adapta-se a solos calcários, mas teme solos excessivamente ácidos. Também teme solos encharcados ou excessivamente úmidos. Por isso, em solos pesados, será necessário adicionar areia ou cascalho grosso.

Também precisa de pleno sol.

Plantando em vasos 

  • Mergulhe a raiz em uma bacia com água
  • Coloque uma boa camada de bolas de barro no fundo da panela
  • Encha o vaso com um substrato composto de partes iguais de terra para vasos e areia
  • Instale a raiz, preencha com o substrato e calque
  • Regue bem levemente.

Qual a manutenção dessa espécie de lavanda?

Cuidar da alfazema formol é bastante simples  :

  • Algumas regas no primeiro ano , principalmente no verão em regiões de clima quente. Depois, eles serão inúteis
  • Remova os caules mortos no final do verão
  • Pode podar no final do inverno, cortando um terço do tufo e mantendo o formato redondo. Mais detalhes no texto sobre poda de lavanda após a floração.

A multiplicação

lavanda aspic (Lavandula latifolia)

A alfazema Aspic não tem uma vida útil muito longa. Além disso, à medida que envelhece, tende a produzir “madeira velha”, ou seja, caules lenhosos que já não florescem, o que é particularmente feio. A propagação é necessária, principalmente por estacas.

As estacas dos caules semilenhosos são feitas no verão, em julho-agosto . Deve-se pegar um caule de 10 cm, já lignificado e sem flores, do qual se retira as folhas inferiores. Essas mudas são plantadas em uma mistura de solo para vasos e areia ao ar livre. O substrato deve ser umedecido. Após 6 semanas, as mudas podem ser transplantadas para vasos e colocadas em local claro e sem gelo. Eles serão plantados no solo na primavera.

Doenças e parasitas

O único inimigo da lavanda é a umidade , que causa doenças fúngicas. Mas solo bem drenado é suficiente para corrigir o problema.

Os benefícios da alfazema aspic

O óleo essencial de alfazema aspic, que faz parte da composição do famoso Bálsamo do Tigre, possui propriedades antiinflamatórias e cicatrizantes . Entre outras coisas, é muito eficaz contra picadas de insetos, queimaduras superficiais ou queimaduras solares. Também é usado para aliviar dores articulares ou reumáticas.

Isso deve interessar a você  :

Saiba mais sobre lavanda espiga

A alfazema Aspic é uma planta perene de origem mediterrânica que se pretende ao mesmo tempo ornamental, aromática e medicinal . Do ponto de vista botânico, esta lavanda distingue-se das outras lavandas pela sua folhagem. Na verdade, as folhas da alfazema são opostas, lineares, mas significativamente mais largas (cerca de 4 cm). De cor verde acinzentada, essas folhas apresentam reflexo mais prateado no verão , sob efeito do calor.

lavanda aspic (Lavandula latifolia)

Quando madura, a folhagem forma uma touceira com cerca de trinta centímetros de altura. Entre julho e agosto, finos caules de flores elevam-se acima deste tufo. No final, eclodem orelhas azul-púrpura bastante escuras, esparsas, mas muito melosas e produtoras de néctar . Ao contrário de outras espécies, a alfazema aspic exala um aroma canforado . As folhas também são aromáticas.

Lavandula latifolia é muito rica em óleo essencial, mas de qualidade inferior. Além disso, sua fragrância é menos interessante em cosméticos.

A principal diferença com outras lavandas, e em particular com a verdadeira lavanda, reside na sua robustez. A alfazema Aspic é resistente até apenas –10°C . Mas pode ser cultivado em vaso.

Há uma infinidade de variedades de lavanda , sendo as mais comumente cultivadas a lavanda verdadeira (L avandula augustifolia ou officinalis ) e a lavanda ( Lavandula x intermedia ).