Limões: É por isso que as frutas cítricas devem ser embebidas em solução salina. É uma coisa que nossas avós fizeram.
Rico em vitamina C e antioxidantes benéficos para o corpo humano, o limão é uma fruta cítrica que você deve manter nas reservas alimentares. É o ingrediente perfeito para preparar um excelente suco ou para dar sabor a bebidas ou pratos. Mesmo que você possa comprar suco de limão, é sempre bom prepará-lo com frutas cítricas naturais e perfeitamente conservadas. Depois de recolhidos ou comprados em uma banca de mercado ou supermercado, os limões devem ser armazenados perfeitamente para evitar a formação de mofo.
Armazenar limões na geladeira pode não ser a melhor solução, pois a temperatura da geladeira pode ressecar os limões e “ressecar” a casca dos cítricos. Qual é a melhor maneira de armazenar limões quando você tem muitos deles? Vamos descobrir.
Limões: Por que se forma mofo?
Muitas vezes se forma mofo nos limões. A origem da formação de bolores depende das condições climáticas, mas também das fases de colheita e distribuição dos citrinos. Se os limões forem danificados durante o transporte, as próprias frutas cítricas ficam suscetíveis ao crescimento de mofo.
Limões
Até o próprio pH ácido torna os limões mais suscetíveis aos esporos de fungos, que proliferam mais em ambientes ácidos. O mofo verde afeta mais os limões, mas não os torna absolutamente tóxicos ou prejudiciais ao toque ou ao cheiro. Como você armazena limões para que não se forme mofo azul ou verde? Vamos descobrir.
Armazene limões
Limões: como armazená-los e evitar a infestação de esporos
Limões são frutas cítricas que podem ser armazenadas naturalmente em casa, sem que os fungos os ataquem e formem mofo. Existe um método que permite conservar limões de uma forma totalmente natural.
Se você comprar limões, basta cortar os cítricos em rodelas e colocá-los em um recipiente com água e sal. Depois de lacrado o recipiente, é recomendável agitá-lo e continuar armazenando essas frutas cítricas por meses.
Outra dica válida e remédio natural para conservar os caldos de limão e evitar o crescimento de mofo é lavá-los e molhá-los com bicarbonato de sódio e água para eliminar bactérias e neutralizar o crescimento de mofo . É uma boa ideia secá-los bem para evitar que a umidade contribua para o crescimento de mofo.
Depois que os limões estiverem limpos e secos, é aconselhável colocá-los em um recipiente desinfetado, de preferência hermeticamente fechado, para evitar que os fungos entrem em contato com a casca e a formação de mofo verde ou azul. Outro bom remédio é guardar os limões em um saco de papel em temperatura ambiente ou na geladeira.