Limpeza de primavera: por que parar de usar água sanitária?

A limpeza de primavera é uma ótima maneira de dar uma nova vida à sua casa e, ao mesmo tempo, proporcionar uma sensação de realização. No entanto, a utilização dos produtos pode envolver alguns riscos. A água sanitária é um dos produtos a evitar na limpeza de primavera ou pelo menos reduzir seu uso. Nós lhe dizemos por quê.
Embora seja muito comum, o alvejante não é seguro. Além dos efeitos nocivos para a pele, você deve evitar usá-lo por mais de um motivo. Embora não se possa negar a sua eficácia em manchas persistentes e o facto de poucas manchas serem resistentes a elas, este produto de limpeza antibacteriano continua a ser prejudicial, para dizer o mínimo. A este respeito, revelamos os principais motivos pelos quais é aconselhável evitar o famoso bactericida durante a limpeza de primavera.

Alvejante – fonte: spm
logo pinterest
Alvejante – Fonte: spm
Por que abandonar o alvejante durante a limpeza de primavera?
Além de a água sanitária fazer mais mal do que bem, principalmente para a saúde, é um daqueles produtos que leva vários anos para se decompor e, portanto, é prejudicial ao meio ambiente. O melhor é, portanto, abster-se ao máximo do seu uso e preferir alternativas naturais, hoje mais comuns do que nunca. Pensemos, portanto, no bicarbonato de sódio, no suco de limão e no vinagre branco, que continuam sendo detergentes e desinfetantes naturais muito eficazes.

Além disso, a nocividade da lixívia justifica-se pelo facto de ser corrosiva e poder queimar ou irritar os olhos ou a pele. Além disso, é provável que corroa alguns metais. Além disso, o maior perigo deste produto reside quando é misturado com outros produtos de limpeza, como vinagre branco ou amônia, podendo, portanto, espalhar um gás tóxico prejudicial à saúde. Existem também alguns erros comuns que você deve evitar com alvejante.

Além disso, a exposição a produtos químicos na água sanitária pode não ser perigosa se o uso for pouco frequente. Porém, você deve saber que o risco de efeitos no organismo depende da quantidade que se espalhará no ar, da frequência com que a pessoa inala e do tempo de uso do produto químico. Daí a importância de evitar alvejantes durante a limpeza de primavera, que costuma demorar.

Detergentes domésticos – fonte: spm
logo pinterest
Detergentes domésticos – Fonte: spm
Quais são as boas alternativas à lixívia?
Existem muitas alternativas inofensivas para combater qualquer coisa que o alvejante possa matar. Assim, no âmbito da grande limpeza primaveril da casa, não faltam produtos ecológicos e naturais. Por exemplo, queremos os citrinos mais utilizados na limpeza, que não é outro senão o limão e as suas notáveis ​​propriedades de limpeza, sem esquecer que possui poderes desinfetantes que não são motivo de vergonha senão os da água.

Por isso, não hesite em utilizá-lo em diversas superfícies da casa, como pias, fornos ou até mesmo tábuas de corte para eliminar os maus odores. Além disso, você também pode combater o mofo misturando-o com sal ou até mesmo limpar bem o micro-ondas colocando em uma tigela cheia de água e rodelas de frutas cítricas.

Não falta vinagre branco ou vinagre de álcool, pois este produto multiuso atua como desinfetante e desengordurante para limpar, descalcificar e manter a sua casa. Além disso, permite remover manchas de superfícies e limpar janelas.

Limão e Bicarbonato de Sódio – Fonte: spm
pinterest logo
Limão e Bicarbonato de Sódio – Fonte: spm
Além disso, o bicarbonato de sódio para limpar o banheiro é outra ótima maneira de manter esse ambiente. Por exemplo, você pode misturar detergente doméstico com uma pequena quantidade de suco de limão e depois aplicar a pasta em áreas propensas a mofo ou resíduos de sabão. Portanto, funcionará muito bem em banheiros e em muitos outros locais da casa.

Para a manutenção da casa, os produtos domésticos naturais são a melhor alternativa à lixívia para todas as tarefas domésticas. Você pode até fazer produtos naturais biodegradáveis ​​com ingredientes que você encontra na sua despensa.