Ainda pouco conhecido, o lírio do vale chinês, às vezes chamado de lírio do vale japonês, é uma planta perene que aprecia sombra parcial.
Resumindo :
Nome latino : Reineckea carnea
Família : Asparagacées
Tipo : Vivace rhizomateuse
Altura : 35 cm
Exposição : 40 a 50 cm
Solo : Fresco e fértil, argiloso arenoso
Robustez : – 15 °C – Floração : Verão – Folhagem : Perene
Esta pequena planta perene rizomatosa, ideal para bordaduras de vegetação rasteira, merece um lugar nos nossos jardins. É caracterizada por uma folhagem fina e linear de um verde tenro e floração em caules vermelho-cereja que apresentam pequenas flores em forma de estrela rosa.
Plantando lírio do vale chinês
O plantio ocorre na primavera para dar tempo suficiente para se estabelecer antes do inverno.
Esta pequena planta perene rizomatosa, dotada de estolões , espalha-se rapidamente se beneficiar das melhores condições de cultivo. Aprecia principalmente zonas semi-sombreadas no limite de florestas ou vegetação rasteira, ou em orla ao pé de uma sebe , sob a folhagem de árvores ou arbustos de folhagem caducifólia. A presença de luz solar intensa acentua a sua floração e promove a sua frutificação.
Em termos de solos, tem preferência por solos argilo-arenosos, frescos e férteis, e sobretudo bem drenados .
- Adicionar terra para vasos ou composto é recomendado durante o plantio.
- Também tolera solos ligeiramente ácidos ou ligeiramente calcários.
Esta planta perene não será prejudicada de forma alguma pela competição de raízes por árvores e arbustos . Embora possua rizomas, nunca é invasivo . Será necessário um bom ano para se instalar. Então, beneficia de um crescimento muito rápido .
O lírio do vale chinês pode ser cultivado em um vaso grande tipo bacia.
Manutenção de Reineckea carnea
Uma vez bem estabelecido, o lírio do vale chinês dificilmente é exigente :
- Regue regularmente para apoiar a recuperação da planta e durante o verão. Principalmente no primeiro ano, para que desenvolva seu sistema radicular com profundidade suficiente. Então, ele se defende sozinho se o solo estiver frio. A seca pode danificar sua folhagem, mas começa novamente a partir da base
- Embora resistente, o lírio-do-vale chinês pode ser protegido com um tapete de folhas mortas no inverno , especialmente no ano seguinte ao plantio. Se plantado sob árvores, deixe folhas mortas.
A multiplicação
A propagação é feita por divisão do tufo na primavera . É necessário aguardar os primeiros sinais de recomeço da vegetação antes de separar um pedaço de rizoma com um garfo.
Semear é possível . As sementes são coletadas em frutos pequenos, redondos e brilhantes. Após a limpeza da polpa dos frutos, semeie-os em uma mistura de composto especial de sementes e areia, em local escuro e com temperatura de pelo menos 25°C. A germinação ocorre após 3 meses. As mudas serão transplantadas para vasos antes de serem colocadas no solo.
Doenças e pragas
Nenhum inimigo é conhecido do lírio-do-vale chinês, exceto lesmas e caracóis que mordiscam os brotos jovens.
Empregos e Associação Chinesa do Lírio do Vale
Esta cobertura vegetal perene com flores , ideal em sombra parcial ou sombra, prospera em bordas ou aglomerados de vegetação rasteira. Também pode ser cultivada às margens de rios ou próximo a ponto de água . A sua folhagem verde-clara perene é muito decorativa durante todo o ano, combinada com a dos fetos . Também pode crescer na companhia de pervincas , corações-de-Maria , liríopes ou ofiopogonos .
Para ir mais longe: 10 plantas e flores que crescem na sombra
Saiba mais sobre o lírio do vale chinês
O lírio do vale chinês é uma planta de cobertura do solo que se espalha de 40 a 50 cm de largura . Forma densos tufos de folhagem, lineares e estreitos, de um verde suave, bonito e muito brilhante. De junho a setembro, hastes de flores vermelho-cereja aparecem no meio da folhagem, de forma muito discreta. Apresentam pequenas flores rosa claro em formato de estrela , reunidas em espigas.
Então, se a planta receber o mínimo de sol, ela produzirá frutos redondos e rosa brilhante.