As manchas de óleo nas roupas costumam ser difíceis de remover!
Basta dar uma vista de olhos às prateleiras dos supermercados dedicadas aos detergentes domésticos para perceber que temos uma vasta gama de pré-tratamentos, detergentes verdadeiros e tira-nódoas dedicados. No entanto, apesar das grandes expectativas que depositamos na marca escolhida, o resultado nem sempre corresponde às nossas expectativas iniciais ou ao investimento realizado na aquisição daquele determinado produto. O fato é que muitas vezes fica para trás um halo feio, que estraga irreparavelmente essa peça de roupa em particular.
A verdade é que apagar para sempre a memória de um momento de desatento enquanto vasculha a cozinha ou saboreia um prato delicioso não é uma tarefa impossível . Nada poderia estar mais longe da realidade!
No entanto, devemos proceder correctamente e utilizar um determinado estratagema, barato e eficaz, que é antigo, porque já era conhecido das nossas avós.
Você está curioso para saber como fazer isso? Para iniciar!
Ao notarmos uma mancha de óleo na roupa, a primeira coisa a fazer é agir rapidamente: esfregar o local com papel absorvente para retirar imediatamente o excesso de gordura. Não esfregamos nada para não dilatar, colocamos repetidamente com uma leve pressão.
Agora vamos abrir a despensa e pegar o vinagre e o bicarbonato. Estes dois ingredientes combinados são imbatíveis: o primeiro é um desengordurante natural, o segundo possui propriedades abrasivas capazes de dissolver até as incrustações mais difíceis.
Coloque o bicarbonato de sódio em uma tigela pequena e adicione vinagre de vinho branco suficiente para fazer uma espécie de gel cremoso. Notaremos uma certa efervescência natural, esperaremos que se acalme e aplicaremos esta pasta diretamente no local e deixaremos agir por meia hora para que penetre entre as fibras e dissolva completamente todos os vestígios de graxa.
Neste ponto, vamos passar à lavagem. Tenha cuidado, porém, para definir a temperatura certa : verifique todos os detalhes do rótulo e escolha um teor alcoólico que não seja muito alto. Na verdade, o calor excessivo pode fixar a mancha, em vez de derretê-la, se o menor vestígio permanecer apesar do pré-tratamento. É neste preciso momento que apostamos na possibilidade de eliminar completamente também os halos.
No final do ciclo verificamos com atenção: se a mancha desapareceu, penduramos o vestido do lado de fora, mas não diretamente sob os raios solares que podem descolori-lo; Caso contrário, vamos repetir cada passo até obter o resultado desejado.