É assim que se encurta a calça: basta uma agulha e uma fita métrica sem a necessidade de recorrer a profissionais.
Muitas vezes compramos calças que, no entanto, são demasiado compridas para a nossa altura; neste caso, você não precisa necessariamente ir à costureira, pois bastará fazer o teste usando apenas uma agulha e uma fita métrica . Veja como.
Encurtar calças: como fazer isso rapidamente?
Muitas vezes acontece que fazemos aquela compra que tanto amamos e ainda assim não conseguimos colocá-la na hora porque demora muito.
Essas calças que compramos com tanto amor acabaram sendo tão compridas que simplesmente não dá para usar. Então a primeira coisa que precisamos fazer é recorrer à costureira.
E é isso que fazemos: corremos para a costureira esperando que ela resolva nossos problemas, como se isso fosse realmente a única coisa que podemos e devemos fazer.
Ir à costureira significa tirar as medidas, mas sobretudo esperar que o profissional nos marque para as recolher, o que geralmente não é totalmente imediato. Tudo isto muitas vezes cria dificuldades, mas acima de tudo uma verdadeira frustração, porque gostaria de mostrar imediatamente a sua nova compra.
Aqui, porém, esta situação desagradável pode acabar por nos testar. Em que direção? Que muitas vezes a solução somos nós e nos colocamos à prova, tornando-nos alfaiates de nós mesmos.
Dito assim, pode ser assustador porque muitas vezes temos medo de cometer um erro ou pelo menos de não fazer bem e, na verdade, não é isso.
Encurte as calças em casa: a maneira mais fácil
Na verdade, encurtar calças é quase uma brincadeira de criança e tudo que você precisa é de uma agulha e uma fita métrica.
Como, então, as calças são encurtadas em casa? Estes são os passos que você precisa seguir, passo a passo, até obter calças com o comprimento ideal.
Encurtar calças em casa é uma ação viável e, na realidade, não exige necessariamente formação profissional. Certamente ser alfaiate permite fazer um trabalho limpo, mas acima de tudo permite fazê-lo muito rapidamente com a ajuda de uma máquina de costura. No entanto, tudo isto não é estritamente necessário, pois também pode realizar esta operação em casa e de forma totalmente independente.
Como já foi mencionado, a primeira coisa a fazer é munir-se de uma agulha e de uma fita métrica, bem como de boa vontade e vontade de se envolver.
Feito isso, o primeiro passo a ser dado é medir a calça para entender quanto você vai precisar encurtar.
Depois de entender o quanto você precisa encurtar, prossiga colocando a calça sobre uma superfície plana e de forma que as duas pernas da calça fiquem perfeitamente posicionadas uma acima da outra; com o medidor, começando de baixo, tente tirar as medidas dos centímetros que terá que eliminar.
Feito isso, desenhe linhas com giz que servirão de guia para entender o quanto você precisará encurtar. Para fazer a linha parecer reta, desenhe-a com uma régua enquanto estiver na mesa de trabalho. Você terá que fazer essa linha tanto na parte superior quanto na inferior, portanto também na parte final da perna. Isso lhe permitirá seguir uma linha que, na verdade, não é dada pelo acaso ou pela vista, mas que é verdadeiramente reta.
Procedimento e aconselhamento
Assim que as duas linhas estiverem pontilhadas , prossiga cortando a linha inferior; uma vez cortada, por dentro, proceda descosturando a costura original da calça tanto na parte inferior quanto na lateral. Dessa forma você terá as pernas da calça abertas apenas de um lado.
Prossiga descosturando cerca de uma dúzia de centímetros. Feito isso, desenhe novamente uma linha de giz, com cerca de doze centímetros de comprimento, na verdade.
Mais tarde com a máquina de costura você terá que tentar fazer uma costura apenas na lateral da calça, aquela que você descoseu um momento antes. Não será necessário costurar do outro lado da calça, mas apenas por dentro, fazendo uma pequena dobra, pois evita que a calça desfie e descosture . Faça esta operação nos quatro lados da calça que você terá descosturado anteriormente. Obviamente, durante esta operação também deve-se tomar cuidado para eliminar o excesso de fios.
Feito isso, pegue o giz e com uma régua marque as duas linhas que o guiarão para o revestimento interno. É bom engrossar para que a parte costurada não cozinhe muito tarde.
Depois de traçar as duas linhas com a régua, use uma agulha e conecte as duas pontas que servirão para a aba interna.
Uma vez realizada esta operação, será necessário utilizar a máquina de costura que servirá justamente para costurar as duas pontas da aba interna; use a agulha novamente para mantê-los imóveis e acoplados e remova-a enquanto costura.
Concluída esta etapa, proceda à costura do restante da calça e, portanto, da parte superior que você descoseu anteriormente. Depois, com a máquina de costura, combine a parte não costurada com a lateral .
Em seguida, prenda as agulhas na parte interna da aba e dê várias passadas de ferro. Depois com a agulha costure a parte lateral, aquela do início da aba interna, para maior segurança; isso em quatro lados.
Assim você terá calças perfeitas.
Resumindo, certamente serão vários passos para colocar mas em troca você poderá ter a calça que tanto deseja e no comprimento que deseja e sem sequer ter hora marcada com a costureira. A partir de hoje você não precisará mais dele e os passos que acabamos de descrever certamente o ajudarão em tudo isso. Basta segui-los ao pé da letra e o jogo será realmente jogado, mas acima de tudo você poderá usar essas calças tão desejadas.