Medronheiro, porque é considerada uma árvore com frutos esquecidos

Você conhece o medronheiro ? Se a resposta for não, aprenda a apreciá-la. Especificamente, é uma planta arbustiva perene. Nativa do sul da Europa, norte da África e regiões temperadas da Ásia Ocidental. Planta de origens muito antigas e cujo fruto é particularmente apreciado pelas suas propriedades “curativas”, é disso que se vangloriam várias culturas.

É por isso que foi muito utilizado tanto na área culinária quanto na área médica . E nada foi jogado fora, os frutos, folhas e cascas foram muito apreciados pelas suas propriedades, perfeitas para tratar infecções do trato urinário e distúrbios do aparelho digestivo. Tão popular que também é lembrado em mitos e lendas, segundo os antigos romanos o medronheiro representava sorte e prosperidade.

Medronheiro, uma árvore com frutos esquecidos
medronheiro como plantar
plantas jovens – Pixabay – OrizzontEnergia.it
Se também gostaria de ter em casa uma planta como o medronheiro porque é apaixonado pelo seu extraordinário efeito cromático ou gostaria de beneficiar dos seus frutos de 0 km, aqui está o que precisa de saber sobre o seu cultivo. Comece escolhendo a área certa, drenada e ensolarada. Dado o seu local de origem, o medronheiro prefere climas temperados e mediterrânicos, mas se vive em zonas onde as temperaturas são ligeiramente mais frias, não se assuste.

Também poderá ter sucesso com o morangueiro, mas com uma condição, nomeadamente que possa ser plantado num local onde os ventos frios não representem uma ameaça. O medronheiro também pode ser cultivado em vasos, seja cuidadoso na escolha de recipientes suficientemente grandes e coloque dentro dele um pouco de terra para plantas acidófilas .

Quanto ao espectro de propagação, esta planta tolera tanto sementes quanto cortes, de uma forma ou de outra você obterá o resultado desejado. No caso de estacas, os ramos necessários devem ser jovens e com 15/20 cm de comprimento, perfeitos para recuperação na primavera ou outono.

planta de medronheiro
frutas plantas medronheiro – Pixabay – OrizzontEnergia.it
Depois de retiradas as folhas da base, coloque a muda em solo úmido e bem drenado. Um ambiente mantido úmido até que as raízes se desenvolvam. Voltemos à questão principal: por que o medronheiro é chamado de planta com frutos esquecidos? Porque depois das suas origens antigas em que eram utilizados para o bem-estar psicofísico, durante um certo período os seus frutos foram esquecidos, uma pena visto que são suculentos e bons.