Eliminar o mofo das paredes não é apenas uma questão estética. A presença de mofo nas nossas casas está associada a uma infinidade de problemas de saúde, que vão desde problemas respiratórios a reações alérgicas e até depressão.
É por esta razão que não existe outra alternativa à remoção do mofo e a seguir explicaremos como fazê-lo sem recorrer a produtos químicos que, por sua vez, são tóxicos e podem ser prejudiciais à saúde.
Remova o mofo das paredes com vinagre
O vinagre tem propriedades antibacterianas que podem ser muito úteis contra o mofo. Encha um borrifador com vinagre branco não diluído e borrife nas superfícies cobertas de mofo.
Deixe agir por alguns minutos e depois limpe com um pano limpo. Você pode repetir várias vezes até que o molde desapareça completamente.
Óleo da árvore do chá
Este óleo é muito eficaz contra mofo e, embora seja mais caro que o vinagre, tem propriedades um pouco mais potentes e pode ser útil para manchas mais profundas de mofo.
O óleo da árvore do chá tem propriedades antibacterianas, antivirais e anti-sépticas. Despeje uma colher de chá de óleo de melaleuca em meio litro de água, misture bem e borrife diretamente no molde. Depois limpe com uma esponja ou pano limpo.
Use vodka contra mofo
Por mais estranho ou bizarro que possa parecer, este remédio à base de vodka pode ser a solução definitiva para mofo nas paredes.
O álcool contido na vodka ajuda a eliminar manchas de mofo. Basta borrifar um pouco de vodka diretamente no molde e limpar com um pano limpo.
Extrato de semente de toranja
Você conhecia esse produto? É encontrado na fitoterapia e é muito eficaz contra mofo. Misture 20 gotas de extrato de semente de toranja com meio litro de água e borrife diretamente no molde.
A adoção desse remédio tem uma segunda vantagem: não é necessário enxaguar.
Se as manchas de mofo forem mais profundas ou maiores, pode ser necessário recorrer a métodos “tradicionais”, como produtos específicos ou alvejantes.