Mãe de todas as variedades de morango que conhecemos, o morango silvestre compensa o seu pequeno tamanho com o seu sabor único e saboroso.
Resumindo :
Nome latino : Fragaria vesca Nomes comuns : Morango silvestre, Morango silvestre, Morango Ti (Reunião) Família : Rosaceae Tipo : Vegetal frutífero
Altura : 10 a 50 cm
Exposição : Sombra parcial Solo
: Leve, rico em húmus, bem drenado
Plantio : Final do verão, meados do outono – Colheita : Verão
Plantando morangos silvestres
A qualidade do solo é muito importante no cultivo de morangos silvestres. Deve ser fértil, leve e acima de tudo bem drenado. Embora os morangos silvestres tolerem quase todos os tipos de solo, eles prosperam melhor em solos ligeiramente ácidos.
Quanto à exposição , o morango silvestre sendo regular na vegetação rasteira, aprecia sombra parcial.
Último ponto importante, como parte de uma boa rotação de culturas , a área de plantio escolhida não deve ter sido utilizada para o cultivo de morangos há pelo menos 5 anos.
Preparação do solo
Algumas semanas antes do plantio,
- Corrija o solo da sua horta adicionando estrume ou composto bem decomposto, ou terra para vasos.
- Você pode complementar adicionando areia ou cinza de madeira para melhorar a drenagem e a textura do solo.
- Em seguida, trabalhe este último em profundidade usando um garfo tipo pá ou uma grelinette .
Como plantar morangos silvestres?
Intervir no final de agosto, até meados de outubro. Os morangueiros silvestres têm então tempo para se estabelecer antes do inverno e produzir no verão seguinte. É possível operar de março a abril, mas a produção será menos abundante.
Para plantar comece por criar um monte de 20 cm de altura, para limitar o apodrecimento ligado ao contacto com solo muito húmido (principalmente quando é pesado).
Em seguida, coloque o pé no chão. Tenha cuidado, porém, porque o colar (área intermediária entre o caule e as raízes) deve estar suficientemente enterrado sem ser enterrado. Além disso, evite quebrar a raiz ao descarregá-la.
Cada planta deve estar afastada pelo menos 40 cm para permitir a circulação do ar e limitar o risco de doenças.
Por fim, finalize o plantio aplicando cobertura morta natural , como palha limpa, por exemplo. A cobertura morta limita o aparecimento de ervas daninhas, mantém o frescor do solo e isola os frutos do solo .
Repita a operação quantas vezes forem necessárias, tomando cuidado para espaçar cada fileira em um corredor de pelo menos 60 cm de largura.
Para mais:
Cultivo e cuidado de morangos silvestres
Uma vez estabelecidos, os morangos silvestres requerem pouca manutenção. Consiste essencialmente na limpeza das fileiras no outono para retirar folhas secas e retirar demasiados estolões.
Durante o calor extremo, pode ser necessária rega . Neste caso, evite molhar a folhagem para prevenir doenças. A rega com sistema de gotejamento costuma ser uma boa solução.
A cada 4 ou 5 anos é também necessário renovar as plantas e, sobretudo, mudar a área de cultivo para evitar a proliferação de pragas e o desenvolvimento de doenças. Durante esta renovação, se possível, obtenha plantas saudáveis certificadas e evite reutilizar os estolhos das suas plantas antigas, que podem ser vetores de doenças.
Doenças e pragas de morangos silvestres
Muitos insetos querem aproveitar seus esforços. Os principais são, sem surpresa, os caracóis e as lesmas . No entanto, pode acontecer que os seus morangueiros sejam atacados por ácaros ( aranhas vermelhas e ácaros) e pulgões nas partes aéreas.
No subsolo, as larvas de wireworms , cockchafers , grilos-toupeiras e até otiorhynches podem, por vezes, atacar as raízes e a copa das plantas.
Quando se trata de doenças, os morangos silvestres são resistentes. No entanto, pode ser afetado por certas infecções :
Cuide dos seus morangos silvestres
Algumas etapas simples podem ajudar a manter os morangos silvestres saudáveis:
- Para combater fungos , borrife uma mistura de 10 g de bicarbonato com 40 ml de sabão preto diluído em 4 litros de água. Repita todas as semanas de maio a setembro.
- Sirva-se de aliados naturais como o alho-poró e o alho , que mantêm os insetos afastados, principalmente o tarsonema.
- Impulsione suas plantas regando-as com uma decocção de cavalinha ou tanásia , na proporção de um volume de preparo para 5 volumes de água.
Colheita e conservação
Os morangos silvestres podem ser colhidos desde o final da primavera até o verão . Selecione os frutos mais vermelhos, sem necessariamente esperar que cresçam, pois o morango silvestre é pequeno por natureza.
Prefira as colheitas de manhã cedo ou à noite: aguentam melhor. Ainda para conservação, não se esqueça de retirar também o cálice e parte do pedúnculo do morango silvestre.
Por fim, em geral, consuma sua colheita rapidamente, pois os morangos não armazenam bem e não toleram o congelamento.
Morangos silvestres na culinária
Como todos os morangos, os morangos silvestres são perfeitos para fazer sobremesas gourmet (tortas, charlottes, sorvetes, etc.) ou mesmo para fazer compotas.