Nem todas as castanhas são comestíveis, algumas são TÓXICAS: veja como distingui-las

O castanheiro-da-índia é uma árvore muito difundida no nosso território, podendo ser admirada nas cidades, nos parques e em muitos espaços selvagens. É uma planta bonita , não surpreendentemente cultivada para fins ornamentais. A castanha-da-índia produz sementes, muito semelhantes às castanhas comuns, e que enganam muita gente. No entanto, as castanhas comestíveis são nozes , portanto são um tipo de alimento diferente.

Por que as castanhas não são comestíveis? Porque, em geral, contêm substâncias tóxicas chamadas saponinas. Estes, se absorvidos, causam vários distúrbios, incluindo náuseas, cólicas abdominais, irritação na garganta e problemas gastrointestinais. Em casos graves, podem até danificar os rins.

A castanha-da-índia encontra-se dentro de uma casca com poucos espinhos, casca produzida pelo castanheiro-da-índia . É um ouriço diferente das castanhas comestíveis comuns, pois contém apenas uma castanha , sendo também de cor verde. As castanhas para comer, que são frutos da Castanha, porém, são recolhidas dentro de uma casca de cor mais escura, tendendo ao marrom. Este ouriço, que tem muito mais espinhos, contém vários frutos, até 3 ou 4 castanhas.

Como evitar intoxicação alimentar por castanhas tóxicas
Na web, muitos dão conselhos sobre como distinguir os dois tipos de castanhas. Muitos, por exemplo, escrevem que as castanhas-da-índia são muito maiores que as comestíveis. Geralmente é esse o caso, mas nem sempre é verdade, portanto, confiar nas dimensões é errado. Então, como você entende que castanha é essa? Alguns detalhes devem ser observados .

Se observarmos com atenção, as duas castanhas são diferentes , por exemplo, o primeiro detalhe que surge é a cor da base da casca . A castanha tóxica tem na base um círculo muito claro, quase branco, ao contrário da castanha comestível, que tem um círculo castanho, quase da mesma tonalidade da casca.

Além disso, o formato é diferente , se a castanha tem formato arredondado, a comestível tem formato achatado, com a parte arredondada apenas de um lado. Por fim, é só olhar a ponta , a comestível tem uma com tufo, enquanto a maluca tem a ponta arredondada quase ausente e sem tufo. Distinguir os dois tipos é bastante simples, portanto, se você colhe castanhas, deve ter cuidado.