

Cerejas, maçãs, peras… Que prazer colher os frutos do seu jardim!
O outono é a época certa para plantar árvores frutíferas.
Pomar real, pequeno jardim ou varanda: existem variedades para todas as configurações.
Leia também:
Escolha sua árvore frutífera com sabedoria
A maneira ideal de escolher sua árvore frutífera: saboreando seus frutos . Não hesite em perguntar ao seu viveiro. Caso não seja possível, informe-se sobre a época da colheita, a utilização, o prazo de validade e o sabor!
O melhor é escolher variedades locais , que se adaptem perfeitamente ao solo e ao clima da sua região, mas se hesitar, existem algumas resistentes e adequadas para todo o lado, como a “Golden Delicious” para macieiras ou a “ Beurré Hardy » para pereiras . Os pessegueiros e os damasqueiros geralmente precisam da suavidade do Sul, mas a “Pêche de Nancy” e o “Bergeron” são plantados ao norte do Loire .
Preferências por uma árvore frutífera
As árvores frutíferas precisam estar ao sol e protegidas dos ventos frios .
Todos apreciam solos bem drenados , com preferência por solos ricos para macieiras e pereiras , leves para pessegueiros , cerejeiras e damasqueiros – estes dois últimos suportando solos pedregosos e calcários.
Escolha duas variedades diferentes para se beneficiar da polinização cruzada.
Se você plantar apenas uma, opte por uma árvore frutífera autofértil .
Árvores frutíferas treinadas, anãs, para serem treliçadas…
As árvores frutíferas estão disponíveis em diversas formas que permitem sua adaptação a todos os jardins.
Devido à sua pequena área ocupada, as árvores de treliça são adequadas para pequenos jardins .
As árvores frutíferas anãs , que não ultrapassam 150 cm quando adultas, são cultivadas em recipientes na varanda . Ressaltamos que seus frutos são de tamanho normal!
Árvores frutíferas treinadas são árvores que já possuem alguns anos, o que permite uma frutificação rápida – geralmente no ano seguinte ao plantio – e menos cuidado: perfeitas para iniciantes!
Plantando uma árvore frutífera
Plante as suas árvores de fruto no final do outono – para as encorajar a criar raízes – num buraco com o dobro do tamanho das raízes. Instale a treliça ou estaca antes da árvore. Pralinize as raízes, adicione alguns punhados de composto maduro e regue generosamente para assentar o solo.
O ponto de união deve estar ao nível do solo .