2. Não deixe os ambientes ventilarem
A água sanitária é um ótimo desinfetante, mas como mencionamos, pode ser perigosa se inalada . É muito importante arejar os ambientes após o uso. Também seria melhor usar máscara e luvas para proteger as mãos.
3. Usar quantidades excessivas de alvejante
A água sanitária já é um desinfetante poderoso e não há necessidade de overdose. Na verdade, são necessárias apenas algumas gotas para que funcionem. Além disso, lembre-se que é sempre bom diluir em água FRIA, nunca quente.
Doses excessivas de água sanitária apenas causam danos e não desinfetam melhor as superfícies. Mesmo para roupas, são necessárias apenas algumas gotas.
4. Dilua a água sanitária com água morna
Mencionamos isso no ponto três. A água sanitária não deve ser misturada com água quente, mas apenas com água fria, na melhor das hipóteses morna. A água quente evapora o cloro, um dos elementos-chave que faz da água sanitária um excelente desinfetante.
5. Remover alvejante muito cedo
A água sanitária faz com que manchas e diversas sujeiras desapareçam das superfícies em pouco tempo. Claro, você precisa dar tempo para que faça efeito. Muitos cometem o erro de remover o alvejante muito cedo, seja pela simples razão de estarem com pressa ou porque temem que danifique as superfícies. No entanto, o alvejante não causa nenhum dano às superfícies não delicadas, então deixe agir por alguns minutos.
6. Use água sanitária em superfícies de metal, mármore e parquet
Voltemos às superfícies delicadas que mencionamos no ponto 5: a lixívia não pode ser usada em todos os tipos de superfícies. Vamos mantê-lo longe do cobre ou do aço porque pode corroê-los. Não cometa o erro de tentar usar água sanitária para remover a ferrugem, pois isso só fará com que a mancha dure ainda mais .
A água sanitária nunca deve ser usada em pisos delicados, como mármore ou parquet. Você pode estragá-los e criar manchas que nunca irão desaparecer!
7. Desinfete frutas e vegetais com água sanitária
Usar água sanitária para higienizar alimentos é fortemente desencorajado .
Se realmente sentir necessidade, basta colocar uma colher em pelo menos 3 litros de água e os vegetais devem ficar de molho por no máximo 5 minutos, devendo logo em seguida enxaguar abundantemente em água corrente.
8. Os alvejantes realmente limpam?
Chegou a hora de esclarecer um ponto crucial: a água sanitária não limpa, ela desinfeta . Há uma grande diferença entre os dois e deve-se ter cuidado na forma como utilizamos este produto. A água sanitária só deve ser usada depois que as superfícies forem limpas com água e sabão ou outro limpador. Só então poderemos desinfetar adequadamente. Portanto, não cometamos o erro de substituir o alvejante por outros produtos de limpeza.
E lembre-se sempre, sem exceção, de enxaguar as superfícies onde foi utilizado.