Como as plantas são trazidas para dentro de casa, é preciso estar atento a cada pequeno detalhe, pois um único erro pode levar à sua morte; o mofo no solo, por exemplo, é particularmente perigoso. Esse é um problema muito comum, afeta a muda repentinamente, se você não prestar atenção ou gastar muito tempo cuidando dela fica difícil de detectar. Quando já é tarde, a planta morre e não posso fazer nada.
Pode acontecer que a planta seque repentinamente, fique com uma cor particularmente opaca, a causa é o mofo, que provavelmente já infectou todas as outras plantas da casa, principalmente as mais sensíveis .
A forma como o mofo se forma na casa e no chão é o que ambos têm em comum.
Quem tem plantas em casa precisa ficar atento a muitas pequenas coisas e tomar cuidados que podem parecer insignificantes, mas na realidade não são. A primeira coisa a fazer, por exemplo, é sempre abrir as janelas após o banho.
Depois de um bom banho ou ducha quente, no inverno o ar quente se acumula no banheiro, o que é agradável, mas também bastante prejudicial. Paredes, paredes e tetos são obviamente afetados negativamente.
Se nada de especial for notado na primeira fase, na segunda fase torna-se impossível viver numa casa cheia de mofo e umidade. As paredes e tetos escurecem com o tempo, cheira mal dentro de casa e infelizmente dá para sentir o cheiro mesmo com as janelas e portas abertas.
Nesse ponto, a única coisa que falta fazer para combater o mofo e se livrar dele e torcer para que não volte é retirá-lo, borrifar com o produto adequado e pintar. Aqui é praticamente a mesma coisa que acontece com as plantas e isso deve ser feito após a formação de mofo no solo.
Como o mofo cria raízes nas plantas e como reconhecê-lo a tempo
O mofo das plantas cria raízes em todos os lugares, tanto nas pétalas , nas folhas e no solo. Reconhecemos pela cor, inicialmente a terra é marrom clara, as folhas são verdes, as flores são coloridas. De repente, todas essas cores ficam opacas e dão a impressão de uma planta doente.
Podemos perceber a situação simplesmente sentindo-a, o que não é nada agradável e pode ser sentido mesmo à distância. Deve-se notar que o mofo também pode se formar devido à rega excessiva da planta ou à má qualidade do solo.
Depois de explicar como o mofo se forma e como perceber sua presença, você pode passar para a segunda fase ou eliminar o mofo. Não é absolutamente necessário remover a terra do vaso e replantar.
Como se livrar do mofo e resolver o problema de uma vez por todas
A solução poderia passar inicialmente por retirar a camada superficial do solo, ou seja, o solo onde se encontra o bolor. Toda a sujeira afetada é removida, obviamente você não usa as mãos.
Usa-se luvas, depois usa-se uma colher ou pá, pegando aos poucos a terra com o molde e descartando-a. Se sobrar pouca terra, uma nova terra limpa é adicionada. Desta forma a situação deverá ser resolvida.
Se a planta estiver realmente comprometida, é melhor trocar tudo e depois replantar e usar um vaso novo. Em hipótese alguma o vaso antigo deve ser jogado fora, independente do material de que é feito. Basta lavá-lo e você poderá proceder ao replantio de uma nova planta.
Precauções para evitar cair na mesma armadilha mortal uma segunda vez
Feito isso, você deve estar atento aos detalhes para evitar que essa situação desagradável se repita com grande desconforto. Muita água, má qualidade do solo e renovação do ar são pequenas coisas que podem se tornar a causa da morte.