o que você precısa para fazer o barca dı san pıetro?

Se você adora tradições e já experimentou o rito da água de San Giovanni na noite de 23 para 24 de junho, não pode deixar de experimentar a tradição do barco de San Pietro, na noite de 28 para 29 de junho .

Muito popular, especialmente nas regiões do norte da Itália , é muito simples de experimentar, pois você só precisa de algumas coisas . Mas o que exatamente? Vamos descobrir juntos neste artigo!

O que você vai descobrir?

Uma jarra ou recipiente de vidro

Em primeiro lugar, será necessário munir-se de um recipiente de vidro que deve ser possivelmente grande para ter espaço suficiente para “desdobrar” as velas do barco que se formará.

Caso não tenha jarras ou recipientes de vidro , pode optar por copos desde que sejam grandes. Os óculos devem ser evitados porque podem não ter o efeito desejado. Igualmente aprovados estão os vasos “giardiniera” que antigamente eram utilizados pelos agricultores para esta ocasião.

O importante é que esses recipientes sejam sempre de vidro transparente para que você possa admirar o resultado .

Cachoeira

Depois de escolher a jarra, vamos ver juntos um segundo ingrediente com o qual você precisará se munir: a água. Obviamente, você pode simplesmente usar o da fonte e evitar o da garrafa ou da água com gás.

Em seguida, encha o jarro ou recipiente cerca de 2/3 com água e pronto. Certifique-se também de que a água está à temperatura ambiente e não está nem muito quente nem muito fria para não comprometer o sucesso da “experiência”.

Clara de ovo

O terceiro ingrediente que você precisa é um ovo. Segundo a tradição, seria bom usar um ovo fresco . Os camponeses do passado, de fato, quebravam um ovo posto diretamente pelas galinhas poedeiras no galinheiro. Desta forma, você tem a certeza de respeitar a tradição em todos os aspectos.

No entanto, se não tiver a possibilidade de obter um ovo fresco, também pode simplesmente utilizar os ovos que tem em casa. Lembre-se, porém, de colocar apenas a clara do ovo na jarra que contém água , pois um pouco de gema pode impedir a formação do tão querido barco!

Orvalho

E por último, você precisa de um espaço ao ar livre onde possa guardar o recipiente de vidro durante a noite para que ele possa coletar o orvalho. Na verdade, você pode colocá-lo na varanda, no jardim ou no chão em campo aberto . Claro, também é bom no parapeito da janela, desde que exposto ao ar fresco.

Oh, eu esqueci! Se você gostou dessas Dicas Naturais posso enviar para você todos os dias diretamente no WHATSAPP! Entre em contato comigo aqui e salve meu número em sua agenda! Eu estou esperando você!

Recomendamos, no entanto, não tapar o recipiente porque o objectivo é, justamente, recolher o orvalho, considerado o verdadeiro ingrediente chave deste ritual. E neste ponto só temos que ver como fazer, seguindo todos os passos para ter certeza de que não estamos errados.

Como fazer

Depois de ver o que precisamos para tentar esse truque , vamos ver juntos como proceder sem confusão! Em primeiro lugar deverá pegar no recipiente de vidro  que escolheu e deitar a água no seu interior, tendo o cuidado de cobrir pelo menos 2/3 do recipiente. Em seguida, separe a gema da clara e coloque-a delicadamente na água para que fique no fundo da jarra.

Por fim, basta pegar sua jarra de vidro e colocá-la ao ar livre durante a noite  para que  possa absorver o orvalho. No dia seguinte você notará que o albúmen terá  cristalizado e  terá formado uma espécie de barco ou veleiro com filamentos que podem lembrar velas.

Segundo a tradição, a construção do veleiro seria obra do próprio São Pedro , que vinha à noite soprar na jarra. No que diz respeito à interpretação do barco, acredita-se que as velas desfraldadas são um indício de sorte e, em particular para a cultura camponesa, de um ano de boas colheitas, enquanto as velas fechadas pressagiam más notícias.