O seu ciclâmen tem flores secas? Evite cometer esse erro comum

O ciclâmen é uma linda planta de outono, se você souber cuidar dela lhe dará muita satisfação durante todo o inverno e até na primavera. Se você é um verdadeiro dedão verde, mesmo há anos. É uma planta muito apreciada e que deixa você de bom humor principalmente pelas suas cores vivas. Seu aroma inebriante é inconfundível e proporciona muito bem-estar ao lar. Não precisa de muitos cuidados mas essa pouca atenção será fundamental.

VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM —-> Você joga fora tubos de papel higiênico? Não faça isso, nós mostramos como reciclá-los

Existem três espécies de ciclames, Cyclamen hederifolium (cor rosa claro ou branco), Cyclamen purpurascens (cor rosa carmim), Cyclamen repandum (cor roxa). As características das diversas famílias são diferentes, mas uma coisa é certa: nunca se deve cometer os mesmos erros com as três.

Como cultivar e cuidar dos ciclames
Ciclâmen – pixabay
Ciclâmen – pixabay
Esta planta deve viver ao ar livre durante o outono e inverno. Somente se a temperatura cair abaixo de 0 C° e se o ciclâmen não for selvagem, deve ser abrigado sob uma prateleira ou em local fresco. Esta plantinha adora o frio e odeia o calor, por isso na primavera e no verão deve-se mantê-la longe do sol escaldante. Se as folhas murcharem , arranque-as, todas as folhas podres podem causar a morte da sua planta.

VOCÊ TAMBÉM PODE ESTAR INTERESSADO EM —-> A casca de limão não deve ser jogada fora, ela pode ser usada de várias maneiras

Verifique se a terra está sempre úmida , mas ao mesmo tempo evite a clássica poça de água, pois fará com que a planta apodreça desde a raiz e ficará irrecuperável. Além disso, evite regar a planta com jato contínuo de água, prefira sistema de irrigação por gotejamento ou com vaporizador. O fertilizante é um componente essencial, a qualidade deve ser média/boa, para que a planta possa viver num ambiente saudável. Por fim, verifique se há parasitas e entre em contato com um especialista (consórcio, jardineiro ou florista) que poderá recomendar um produto específico para sua planta. Por último, mas não menos importante, fale com a sua planta baixa. As plantas ouvem você, quanto mais você mimá-las, melhor será para você.