Objeto prático e decorativo do dia a dia, o gancho com ventosa se tornou quase indispensável em nossas casas. Admitimos que muitas vezes salva as nossas vidas: permite-nos pendurar os nossos quadros nas paredes da sala e também os nossos roupões de banho na porta da casa de banho. Graças à ventosa não há mais necessidade de perfurar nossos equipamentos ou fazer furos desagradáveis em nossos materiais. Basta fixar os ganchos em superfícies lisas, como vidro ou azulejos, e então poderemos embelezar nossos espaços como desejarmos. E a grande vantagem deste engenhoso sistema de suspensão é que a ventosa é móvel, podendo instalá-la em qualquer lugar da sua casa!
O problema: embora amemos a versatilidade e funcionalidade destes acessórios, eles nunca duram muito na parede! Especialmente se tiverem que conter elementos bastante pesados. Depois de um tempo, eles acabam enfraquecendo e desabando por conta própria.
Suas ventosas torturam você porque nem sempre ficam no lugar? Já não terá que se preocupar com os seus ganchos: para que não caiam inesperadamente, temos a solução para si!
Aqui estão algumas dicas simples e eficazes para evitar que as ventosas caiam das paredes do chuveiro ou escorreguem no espelho de uma vez por todas. Siga estas etapas para garantir que estejam bem colados e muito duráveis.
1. Escolha uma superfície apropriada
A superfície ideal para aplicação da ventosa deve estar limpa, plana e perfeitamente lisa. Mesmo as ventosas mais fortes não aderem a superfícies porosas por muito tempo, porque é impossível conseguir uma fixação sem bolsas de ar.
Dito isto, existem vários tipos de superfícies às quais as ventosas podem aderir, incluindo vidro, plástico rígido, acrílico, fórmica e aço inoxidável. Você pode fixar facilmente as ventosas em janelas, espelhos ou na frente da máquina de lavar louça. No entanto, evite usar ventosas em superfícies curvas ou ásperas, como o painel do seu carro, pois será muito difícil conseguir uma adesão duradoura.
2. Limpe a superfície
Antes de tentar instalar uma ventosa, é importante garantir que a superfície onde você a aplica esteja perfeitamente limpa. Esfregue toda a superfície escolhida com o seu detergente doméstico habitual, depois enxágue e seque bem com um pano sem fiapos. Esta limpeza removerá qualquer sujeira ou detritos que possam interferir na adesão adequada.
3. Limpe a superfície com álcool!
Depois que a superfície estiver completamente limpa e limpa, será necessário limpá-la novamente com álcool isopropílico. Porquê esta dupla limpeza? Porque se este álcool não é por si só um excelente produto de limpeza, é perfeito para remover os últimos vestígios de sujidade antes de poder colocar a ventosa nas melhores condições.
NB: Esfregar álcool também é a melhor forma de preparar a superfície antes de pendurar ganchos ou similares. Limpe a superfície primeiro como de costume e depois esfregue com álcool isopropílico antes de aplicar o adesivo para obter uma adesão duradoura.
4. Limpe a própria ventosa
Além de limpar a superfície onde deseja fixá-la, a ventosa deve estar limpa e livre de poeira. Enxágue com água morna, enfatizando o interior da ventosa e agite para retirar o excesso de água. (Não seque demais – gotas de água dentro da ventosa podem impedir a formação de bolsas de ar dentro da vedação.)
5. Pressione com firmeza
Finalmente é hora de colocar a ventosa! Pressione-o firmemente contra o vidro, parede ou azulejo onde deseja instalá-lo e cole-o bem, certificando-se de que não haja bolhas de ar entre a ventosa e a superfície.
6. Deixe como está
Após colocar a ventosa, deixe descansar por 24 horas para dar tempo de “endurecer” a colagem. Isso significa que você não pesa a ventosa ou o objeto ao qual ela está fixada e faz o possível para evitar molhar a área.
Ao deixá-lo repousar um dia inteiro, você garante que a pequena quantidade de água dentro da ventosa secou e que o sistema de colagem está perfeitamente completo.
7. Verifique a encadernação
Depois que a ventosa estiver colada, verifique o encaixe de vez em quando. Ocasionalmente, pressione a ventosa para remover quaisquer bolsas de ar que possam ter se formado.
Lembre-se que mudanças de temperatura e umidade (comuns em banheiros e cozinhas) podem afetar a flexibilidade da ventosa. Isso pode causar a formação de bolsas de ar ou o desprendimento da ventosa da superfície.
A partir de agora você não precisará mais comprar novas, as ventosas que você já possui farão o trabalho perfeitamente. Tudo que você precisa fazer é seguir cuidadosamente os passos que acabou de apresentar!