Quem não tem o instinto de escorrer o atum e despejar o óleo na pia? Só os mais informados prestam atenção a este gesto prejudicial. Quer você faça isso conscientemente ou não, retirar o óleo enlatado do atum é uma prática que causa muitos danos e deve ser evitada a todo custo. Dizemos-lhe porquê…
O atum em lata acrescenta um toque de sabor mediterrânico às suas saladas, pratos e sanduíches. É apreciado por adultos e crianças. Porém, se você tem o hábito de jogar óleo de atum na pia, está fazendo algo estúpido. É uma prática que se faz num piscar de olhos e que tem consequências nefastas. O problema é que seguirão conselhos e alternativas eco-responsáveis para esclarecê-lo sobre esta ação.
Por que não jogar óleo de atum em lata na pia?
O saboroso atum em lata salva os pratos mais urgentes e garante a sua dose de proteína. Um ótimo companheiro para os seus dias agitados, prepare uma boa refeição caseira em minutos. O reflexo por trás dessa taxa de consumo muitas vezes, se não sempre, leva você a descartar o óleo de atum enlatado na pia, assim como está acostumado a fazer com todos os líquidos indesejados. Diremos por que essa prática deve ser banida da sua cozinha…
O atum é um alimento básico na despensa, exceto que seu óleo causa problemas. A peculiaridade deste último é que se assemelha ao óleo de cozinha comum: não reciclável e poluente.
Quando em contato com a água, esse óleo tende a congelar e entupir a tubulação. Seu sistema de saneamento fica bloqueado e força você a usar produtos químicos nocivos para desentupir canos. Vamos poupar-lhe o pesadelo dos maus cheiros do lavatório entupido da sua cozinha e da poça de água que se forma no lavatório… Sim, falamos com pleno conhecimento dos factos.
Onde descartar o óleo de atum em lata?
Óleo de atum enlatado. fonte: spm
logo pinterest
Óleo de atum em lata. Fonte: spm
A preservação de alimentos, como o atum, ocorre pela adição de um óleo graxo que não deve ir parar na pia ou no lixo. Além disso, todos os óleos que consumimos na cozinha são eliminados em centros de recolha para serem submetidos a tratamentos específicos, utilizando os melhores processos e pelos melhores especialistas. Onde você deve se livrar disso?
Classicamente, recomenda-se despejá-lo em uma garrafa junto com os demais óleos de cozinha que deseja liquefazer. Você sabia, ao mesmo tempo, que consome apenas 1/4 dos óleos de cozinha, enquanto 3/4 precisa ser liberado como óleo de fritura?
Em geral o reflexo é o mesmo: todos esses óleos devem ser encaminhados para um centro de coleta especializado. Pequenas quantidades de óleo são colocadas em uma garrafa bem fechada antes de serem misturadas com outros tipos de lixo doméstico. Fazer ? Parabéns, você ajudou a proteger seu meio ambiente!
O que fazer com óleo de atum em lata?
Rico em ômega 3 e ácidos promotores da saúde, o atum em lata é um alimento mundialmente famoso. Mas e as receitas que você pode incrementar com seu azeite, que lembra muito o sabor dos frutos do mar? É uma dica de cozinha que só os dedos de um chef conhecem…
Na sua salada Pescador ou César, nas suas batatas assadas, na sua paella ou nos seus gratinados de peixe, um pequeno fio deste óleo dará aos seus pratos um delicioso e particular sabor mediterrânico. Em vez de temperar seus pratos com óleo de girassol, use esse óleo na hora de abrir a lata de atum. Todos vão adorar este ingrediente secreto!
Uma dica bônus da vovó: adicione meia colher de chá desse óleo de atum na massa da pizza e acima de tudo não conte para ninguém! Inteligente, certo? Mas você não deve abusar disso…
Agora você sabe como processar o óleo de atum em lata para torná-lo mais ecológico e delicioso. As ações certas a serem tomadas para sermos ecologicamente responsáveis e bons chefs são fantásticas!