Quando falamos do Mediterrâneo, entre os protagonistas botânicos por excelência encontramos as oliveiras , plantas majestosas que não só conseguem dar uma beleza única aos nossos jardins mas, ao mesmo tempo , também nos oferecem uma das mais valiosas especialidades culinárias. produtos em todo o mundo. O azeite, de facto, é um bem muito precioso e o principal ingrediente da famosa e saudável dieta mediterrânica.
Às vezes, porém, a natureza pode nos surpreender ainda mais do que esperávamos e algumas plantas podem se diferenciar de outras por diversos fatores. Neste ponto podemos ter o desejo de replicá-los , obtendo clones reais da planta mãe. Isso é possível com a técnica de reprodução por estaquia , técnica que poderá lhe dar grande satisfação e fazer com que você reproduza muitas de suas plantas favoritas praticamente infinitamente.
Corte de azeitona, escolha bem o galho e pronto!
Oliveira, como multiplicá-la
escolha e prepare a filial (vídeo na tela do youtube-L’arcadelleidee)-Orizzontenergia.it
Quando se trata de mudas, existe uma maneira real de descobrir . Na verdade, existem muitas plantas que podem ser reproduzidas desta forma e a oliveira está entre elas. Para gerar uma planta sã e forte , porém, o que devemos fazer é escolher o galho certo, que tenha diâmetro de pelo menos 5 mm e, acima de tudo, outra característica fundamental.
Na hora de escolher o galho de onde tirar a estaca, aliás, devemos considerar a escolha de um que tenha ramificação dupla , ou seja, dois galhos que partem para os lados formando uma espécie de “ cruz ”. Este detalhe é fundamental porque será a partir da base desta bifurcação que começarão as novas filiais.
Uma vez escolhido o ramo certo teremos que encurtá-lo de forma que haja aproximadamente 10 cm da base aos dois ramos semi-horizontais , após o que devemos retirar todo o excesso de folhas e cortar também os dois ramos 1 cm da “haste” principal. Bastará deixar 2 a 3 folhas no ápice e neste ponto a maior parte do trabalho estará concluída.
Neste ponto poderíamos plantar a muda diretamente no nosso vaso , mas o conselho é fazer uso de hormônios de enraizamento que certamente garantirão melhores resultados. Esses hormônios vêm na forma de pó branco e podem ser adquiridos em qualquer Brico ou creche. Para garantir que estes possam aderir a uma superfície maior , teremos que descascar cerca de 3 cm do galho na base e mergulhá-lo no hormônio em pó.
Oliveira, como multiplicá-la
hormônio de enraizamento (vídeo na tela do youtube-L’arcadelleidee)-Orizzontenergia.it
Agora realmente chegamos ao ponto crucial e o que falta fazer é plantar a nossa muda . Para isso, é aconselhável preparar um buraco com a profundidade certa e cerca de 2 cm de largura, para que os hormônios de enraizamento fixados no galho não desapareçam. Depois de fazer o solo aderir bem com uma leve pressão teremos nosso vaso completo , podemos regá-lo bem com um borrifador e cobri-lo com um saco plástico antes de quase esquecê-lo por alguns meses.
Após esse tempo, deveremos ver novamente alguns brotando do entrenó de onde partiram os ramos horizontais , sinal de que tudo correu bem. Vamos descobrir a nossa planta do saco e continuar a borrifar água, sempre tomando cuidado para não expô-la à luz solar direta e muito intensa. Em 4 meses nossa planta terá o formato de uma árvore real e estará pronta para ser plantada e crescer tão perfeita quanto sua planta mãe.