Onde você deve jogar o papel manteiga? Cuidado com o lixo errado: multas até 400€

Certamente você também descartou mal o papel manteiga até agora, então aqui está tudo o que você precisa saber se não quiser receber uma multa de até 400 euros!

Papel de cera

Já presente em todas as casas, o papel manteiga é um utensílio insubstituível para cozinhar determinados pratos de forma saudável,  evitando também que fiquem vestígios de gordura e gordura nos tabuleiros  . No entanto, muitas vezes acontece que você o descarta de maneira incorreta porque nem todo mundo sabe onde jogá-lo na hora de descartá-lo.

Este comportamento pode originar multas avultadas, que podem chegar aos 400 euros, pelo que é preferível saber ao certo como e onde deitar fora o papel manteiga quando já não for necessário. Vejamos especificamente como descartar o papel manteiga!

papel de cera

Onde jogar o papel manteiga

A correta divisão dos resíduos é fundamental para contribuir com a coleta seletiva e  garantir o descarte correto de qualquer tipo de resíduo. Além disso, se não deitar os seus resíduos no contentor adequado, corre o risco de multas pesadas, até 400 euros.

Além das penalidades, é muito importante adotar comportamentos corretos no descarte de resíduos para não frustrar os esforços de toda a comunidade onde você mora. Com efeito, todos os cidadãos têm o dever de deitar os resíduos nos contentores que lhes são destinados, seguindo as instruções do município onde residem.

O erro que  todo mundo costuma cometer  é jogar o papel manteiga no lixo,  enganado  pela palavra papel,  que nos faz acreditar que estamos jogando no lixo. O nome, portanto, é certamente enganoso e sugere que em qualquer caso deve ser jogado na lixeira, esteja limpo ou sujo.

No entanto, este não é o caso, mas sim onde se deve descartar o papel manteiga para cumprir os comportamentos a adotar na recolha seletiva de resíduos.

papel manteiga

O papel manteiga não cabe no recipiente de papel.

Como já vimos, o papel manteiga  não deve ser jogado no lixo  , mas  sim indiferenciado ou molhado  ,  dependendo do material com que é feito. Isso mesmo, na verdade existem vários tipos de papel manteiga, feitos de materiais diversos, que devem ser descartados adequadamente.

Esse detalhe  facilita ainda mais o descarte desse  produto tão utilizado na cozinha. Basta olhar a cor do papel manteiga e ler na embalagem se ele é biodegradável ou não saber onde jogá-lo. Veja como distinguir os diferentes tipos de papel manteiga.

Quando jogar papel manteiga no lixo indiferenciado e quando no lixo úmido

Existem dois tipos de papel manteiga disponíveis nas lojas. Dependendo de qual você comprar, ele deverá ser descartado em um recipiente diferente. Aqui estão os dois tipos de papel manteiga que você encontra no supermercado:

  • Papel pergaminho branco – geralmente não compostável
  • Papel pergaminho acastanhado – geralmente biodegradável

Dada a  composição diferente desses dois tipos de papel manteiga  , é fácil entender onde descartar ambos. Em geral, o papel manteiga deve ser descartado no recipiente indiferenciado, a menos que esteja escrito na embalagem que é compostável.

O mesmo acontece se o papel manteiga estiver sujo ou não tiver sido usado. Em ambos os casos, o contentor adequado a eliminar é o dos resíduos indiferenciados.

Por outro lado, se for papel manteiga biodegradável, deve ser jogado no recipiente de lixo orgânico, tanto quando estiver sujo quanto quando não estiver sendo utilizado.

Papel de cera

O que você arrisca se jogar papel manteiga na lixeira errada?

A atenção dada hoje à protecção ambiental exige que todos os cidadãos efectuem correctamente a recolha selectiva de resíduos. Quem  não o fizer poderá incorrer em pesadas multas  , que podem  mesmo atingir os 400 euros.

Além disso, o mau comportamento  também pode causar danos a outras pessoas  . Por exemplo, alguém que mora em um prédio de apartamentos e não coleta adequadamente os resíduos coloca todos em risco de serem multados.

Portanto, tanto para papel manteiga quanto para outros resíduos, é bom observar as normas e ficar atento aos materiais a serem descartados, para identificar o recipiente adequado.