Onde você não deve deixar papel higiênico no banheiro?

Alguns de nossos hábitos nos parecem tão comuns que nem prestamos mais atenção neles. Realizamos ações mecanicamente, sem perceber o impacto que elas podem ter em nossa saúde. Podemos tomar como exemplo a posição do papel higiênico no banheiro quando o utilizamos.
Quando se trata de utensílios domésticos essenciais, é natural ter certeza de que eles estão ao seu alcance. O papel higiênico não foge a essa regra e até achamos contra-intuitivo que não esteja muito próximo do vaso sanitário. Porém, parece que devemos rever esse hábito que pode nos expor a riscos à saúde.

Rolo de papel higiênico – fonte: spm
logo pinterest
Rolo de papel higiênico – fonte: spm – Fonte: spm
Por que a colocação de papel higiênico no banheiro é importante?
Embora o porta-rolos geralmente fique próximo ao vaso sanitário, é aconselhável afastá-lo dele. Aqui porque

– Deixar o rolo de papel higiênico em algum lugar do banheiro, exposto a bactérias
Ao usar o vaso sanitário, é muito comum esquecer de abaixar a tampa antes de dar descarga. Ao cometer esse erro, o spray causado pelo vaso sanitário libera gotículas que podem atingir o assento, as paredes, o chão, as escovas de dente, mas também o rolo de papel higiênico próximo. Principalmente porque a água dos respingos contém uma bactéria chamada Escherichia coli, que pode causar doenças infecciosas.

Isso significa que toda vez que você dá descarga sem abaixar a tampa, respingos de água podem atingir o papel higiênico e contaminá-lo. Portanto, é aconselhável levar isso em consideração ao instalar papel higiênico no banheiro.

Feche a tampa do vaso sanitário – fonte: spm
pinterest logo
Feche a tampa do vaso sanitário – fonte: spm – Fonte: spm
É ainda mais importante prestar atenção em banheiros públicos onde não é incomum ver papel higiênico em cima do vaso. Isso o deixa ainda mais exposto à Escherichia coli. Neste caso, evite usar o papel higiênico fornecido e utilize lenços pessoais. Esses respingos potencialmente infecciosos, que tocam a área ao redor do vaso sanitário, podem permanecer no banheiro por horas.

Banheiro – fonte: spm
logo pinterest
Banheiro – fonte: spm – Fonte: spm
Quais outras partes do banheiro estão mais sujas do que o vaso sanitário?
Enquanto falamos em manter o banheiro limpo para evitar a exposição a bactérias, também precisamos estar atentos a todas essas áreas que podem acumular germes, como:

– O porta-escova de dentes perto da sanita
Os germes acumulam-se rapidamente no porta-escova de dentes, tornando-o a terceira área mais suja da casa. Para remover a sujeira, coloque-o na máquina de lavar louça uma vez por semana ou limpe-o com água morna e sabão.

– Torneiras e puxadores perto de sanitários
Como tocamos nos manípulos das torneiras antes de lavar as mãos, bactérias nocivas instalam-se automaticamente ali. A desinfecção é, portanto, preferível; por isso adquiriremos o hábito de limpá-los todos os dias com lenços desinfetantes.

– O chuveiro no banheiro perto do vaso sanitário
Chuveiro
pinterest logo
Chuveiro. Fonte: Spm
Até o chuveiro acumula germes que acabam contaminando a água do chuveiro. Para limpá-los, mergulhe o pomo em uma tigela cheia de vinagre branco destilado e deixe durante a noite. No dia seguinte, enxágue a maçã com água fria.

Lembre-se sempre de abaixar o assento do vaso sanitário para evitar que bactérias nocivas se espalhem pelo banheiro. O papel higiênico deve ficar mais afastado do assento do vaso sanitário por razões de higiene.