
Temperatura e umidade
As orquídeas Cattleya preferem temperaturas diurnas entre 21 e 30 graus C e temperaturas noturnas entre 12 e 15 graus C. Temperaturas mais frias e geadas podem matar uma planta.
As orquídeas toleram temperaturas de até cerca de 35 graus C, embora seja importante que tenham boa circulação de ar e alta umidade nesse calor.
Em geral, gostam de um nível de umidade em torno de 40% a 70%. Muitos produtores aumentam a umidade ao redor de suas plantas colocando o recipiente da orquídea em uma bandeja cheia de pedras e água.
A folhagem também pode ser borrifada pela manhã. Alguns produtores também colocam um umidificador no ambiente. Além disso, essas orquídeas crescem bem em estufa.
Fertilizante
Sabe-se que algumas orquídeas crescem e até florescem durante anos sem fertilizantes. Mas a alimentação mínima e consistente fornece à planta os nutrientes de que necessita para prosperar.
Muitos produtores recomendam o uso de um fertilizante balanceado para orquídeas a uma taxa de um litro por semana em cada rega.
No entanto, muito fertilizante fará com que a planta se concentre no crescimento da folhagem.
O excesso de fertilizante danifica as raízes da orquídea.
Leia também: Orquídea – Cuidados com as orquídeas: por que perdem os botões?
Orquídea Cattleya: Repotting
Essas plantas não gostam que suas raízes sejam perturbadas, então replante apenas quando necessário. Assim que as raízes crescerem acima da borda do vaso e/ou o meio de cultivo se quebrar (causando má drenagem), é hora de replantar.
Isso geralmente acontece a cada dois anos.
Escolha um recipiente um pouco maior com orifícios de drenagem. Em seguida, retire cuidadosamente as raízes do recipiente antigo e remova o máximo possível do meio de cultivo decomposto.
Em seguida, coloque a orquídea no novo recipiente na mesma profundidade em que ela estava crescendo antes e coloque terra fresca para vasos de orquídeas ao redor das raízes.
Variedades de orquídea Cattleya
Existem muitas espécies e híbridos de orquídeas do gênero Cattleya que variam em aparência e época de floração, incluindo:
labiata: Comumente conhecida como Cattleya carmesim ou orquídea de lábios rubi , esta espécie é de tamanho médio e produz flores grandes e vistosas, muitas vezes em tons de rosa, lilás ou branco.
tricolor: Esta espécie é notável por suas flores muito perfumadas , amarelo pálido ou branco cremoso , com pétalas longas e estreitas.
mossiae: Esta espécie é conhecida como orquídea da Páscoa porque geralmente floresce na época da Páscoa.
0Rchid de Natal que floresce no outono e no inverno, muitas vezes em uma cor lilás clara.
schroederae: Esta é outra espécie que tem o nome comum de orquídea da Páscoa por suas flores primaveris. Estas flores vistosas medem até 22 cm de diâmetro.
Orquídea Cattleya: Solo especial para orquídeas
Recebi o solo especial para orquídea que encomendei e admito que a consistência me surpreendeu. É uma mistura de casca, fibras de coco e turfa.
Na verdade, é um suporte cultural que se compõe assim:
Apoio à cultura NF U 44-551.
Envasamento de solo com fertilizante.
Envasamento de solo com fertilizante, pedaços de casca, fibra de coco e turfa.
. % de matéria seca em bruto: 50.
. Matéria orgânica % seca: 80.
. pH: 6,2.
. Condutividade em ms/m: 18.
. Capacidade de retenção de água % MS: 30.
Curioso, procurei por que casca de coco?
É um substrato natural que funciona muito bem.
Por que alguns orquidófilos não obtiveram bons resultados com este substrato natural? É simples, aqui está a explicação!
Algumas cascas de coco contêm sal. Verifique os rótulos com atenção.
Antes de usar esses chips de coco, mergulhe-os várias vezes em água da chuva para enxaguá-los e retirar o sal dos chips.
Sem sal, tudo funciona melhor. Este substrato é ecológico e não agride o meio ambiente.
Concluir,
As orquídeas Cattleya não são difíceis de cuidar e até mesmo os iniciantes podem fazê-las florescer com sucesso. Cuidado, lascas de coco são um excelente substrato para orquídeas.
No entanto, compre lascas de coco lavadas e sem sal.