Orquídea murcha, ainda há esperança: com esse ingrediente ela volta à vida

A orquídea é uma das plantas mais queridas pelas mulheres, ela embeleza e ilumina a casa, com cores lindas, simplesmente alegres, que tornam o ambiente aconchegante e acolhedor. Muitas mulheres guardam-no na sala, outras no jardim, no terraço ou varanda ou mesmo no parapeito da janela.

Orquídea murcha

Infelizmente nem todos temos o polegar verde,  há quem simplesmente não consiga cuidar das plantas  apesar de fazer mil tentativas diferentes para obter um bom resultado.

Se uma muda morre apesar do cuidado  e da atenção, prometemos não pegar outra, então geralmente cedemos e a história se repete. Se a sua orquídea está quase morta, não se preocupe, a última palavra não foi dita, pode haver alguma maneira de trazê-la de volta à vida e garantir que  ela retorne à sua  forma perfeita e esplêndida.

O truque que permite dar vida à orquídea novamente

Se você intervir no mundo que se segue,  poderá remediar uma situação que é certamente desagradável e complicada, na verdade, às vezes até dramática. Bastam alguns ingredientes e ferramentas que todos temos em casa ou que podem ser facilmente encontrados em qualquer loja para dar vida à orquídea morta sem gastar muito dinheiro e sem esforço.

Você vai precisar de canela em pó, uma garrafa plástica, uma tesoura, uma esponja de prato (a usada também é fina), um saco plástico, um pouco de casca de árvore, um borrifador de água e um vaso de planta  .

Aqui mostramos como e o que fazer para reviver a planta em alguns passos simples

A planta é retirada do vaso, as partes mortas são retiradas e depois os galhos, pétalas, folhas de coma e raízes são secos. Tesouras esterilizadas são usadas para fazer isso. Aí você pega a canela em pó e passa por cima, isso evita que a flor  pegue fungos ou qualquer outra doença.  Nesse momento, a orquídea é colocada em local seco por dois dias. Deve ser colocado sobre um pano de algodão. Aí é replantado, para isso você precisa de uma garrafa plástica da qual é cortado o gargalo, depois faz alguns furos na base que servem para escoar o excesso de água.

 Na base é colocada uma esponja úmida , ela deve ser esterilizada e limpa mesmo se for usada, depois coloque a orquídea por cima e cubra com um saco. Isso serve para criar o efeito estufa que permite que a muda cresça rapidamente em ambientes quentes e protegidos das intempéries. O frasco deve estar totalmente revestido, o saco deve permanecer imóvel para que, se tiver medo de que ele se mova, você possa aplicar o arame. Tudo isso servirá para garantir que  a orquídea se recupere após no máximo um ou dois meses. e voltar a ser uma muda cheia de vida. Depois é preciso lembrar que este deve ficar exposto ao sol durante todo o ano, exceto no verão, caso contrário morre devido às temperaturas muito altas. Depois que as novas raízes brotam, a planta é replantada e pronto.

O que você precisa saber para cuidar bem da planta ao longo do ano

É importante lembrar que ao regar uma orquídea  não se deve utilizar o método usual de despejar água diretamente sobre ela.

O melhor método seria o natural, ou seja, a água da chuva, pois a água da torneira é perigosa por ser calcária. O melhor seria submergir a panela por no máximo  5 a 10 minutos em um balde d’água.  A muda vive melhor em locais úmidos, como cozinha ou banheiro.

Qual solo é melhor usar

É aconselhável  não usar terra comum para vasos , mas sim aquela especial para orquídeas vendida em todas as lojas de plantas e viveiros. A fertilização é necessária e ocorre de março a outubro, duas vezes por mês.

Quando a planta murcha ou está prestes a murchar, ela pode florescer novamente simplesmente  cortando o galho acima do segundo nó.  Pode acontecer que a planta desenvolva raízes aéreas que até emergem do vaso. Por mais que você tenha a sensação contrária, isso é  um sinal de bem-estar da planta , significa que ela está bem como está, portanto, não é necessário agir de forma alguma.